WinterShow, da Agrária, tem programa especial para jovens e para mulheres

Compartilhe:

1agraria_03_10_2024

O segundo dia do WinterShow, evento realizado em Guarapuava (PR) pela Agrária e pela Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, trouxe ações específicas voltadas para os públicos feminino e jovem. Cooperadas, esposas e filhas de cooperados participaram de um giro técnico organizado pelo Núcleo Feminino da Cooperativa. Já os jovens estiveram no Idearthon Agro, organizado pelo Sistema Faep, com o apoio do Sebrae.

O grupo de 40 mulheres assistiu às apresentações dos pesquisadores da Fapa, visitou os estandes dos expositores do evento e participou de uma palestra promovida pelo Sicredi sobre sucessão familiar, com a advogada Mariane Reis. No encontro, a palestrante abordou aspectos relevantes sobre o tema como a diferença entre herdeiros e sucessores, ferramentas para auxiliar a administração de bens e os impactos que a Reforma Tributária pode ter na cobrança de impostos sob as heranças.

Andreia Scherer Korpasch é esposa de cooperado e responsável pela parte administrativa da propriedade da família. “É muito interessante ter esse momento para que nós mulheres possamos participar, tirar nossas dúvidas. A palestra sobre sucessão familiar foi muito boa, porque mostrou maneira simples um tema que é complexo. Em casa, já estamos tentando ensinar algumas coisas sobre a atividade agrícola para o meu filho, porque é importante que ele conheça o dia a dia do campo”, declarou.

Enquanto as mulheres realizavam suas atividades, 50 estudantes dos colégios Imperatriz Dona Leopoldina e Dom Pedro I, com idades entre 15 e 18 anos, também discutiam a sucessão familiar. Divididos em dez equipes, os adolescentes tinham a missão de até ao final do dia pensar em um produto que pudesse auxiliar as famílias de produtores rurais neste contexto.

No início da noite, eles apresentaram seus trabalhos para uma banca formada por profissionais da Agrária, do Sindicato Patronal Rural de Guarapuava e do Sebrae. Os três grupos mais bem avaliados foram premiados. “A intenção do Ideathon é fazer com que os jovens reflitam sobre problemas que afetam o agronegócio e busquem soluções para resolvê-los”, explicou Jefrey Kleine Albers, economista da Faep.

A estudante Ana Clara Bagatin está no terceiro ano do Ensino Médio e fez parte da equipe que conquistou o primeiro lugar no Ideathon. “Foi muito legal participar, porque pudemos entender uma questão que está presente no dia a dia da Agrária e a nossa comunidade tem uma ligação muito forte com a cooperativa”, afirmou.

Gabriele Bueno e Felipe Camargo de Lima, também de 16 anos, estão no segundo ano do Ensino Médio, ela no Colégio Imperatriz e ele no Colégio Dom Pedro I. Eles integraram a equipe que ficou em segundo lugar na competição. “Propusemos um projeto que aborde o tema sucessão junto aos jovens de forma lúdica” contou a aluna. “Foi uma experiência muito interessante. Sempre pensei em cursar Fisioterapia, mas depois de perceber como o agronegócio é importante, estou pensando em mudar de ideia”, concluiu Felipe.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.