30 de agosto de 2022

Técnicos e cooperados da Cocamar fazem imersão em fazendas nos EUA

Um grupo de cooperados e profissionais da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Maringá (PR), iniciou ontem (29/08) um roteiro técnico por regiões produtoras dos estados de Illinois e Iowa, nos Estados Unidos. A imersão pela agricultura norte-americana é um reconhecimento prestado pela cooperativa aos vencedores do Prêmio Cocamar de Produtividade de Soja nas três últimas safras (2019/20, 2020/21 e 2021/22), sendo que nos dois últimos anos as viagens não foram realizadas devido às restrições impostas pela pandemia.

Percorrendo o Iowa, os brasileiros estiveram primeiramente na fazenda que pertence à família de John Maxwell – produtor que, há alguns anos, participou de uma edição do Safratec promovido pela Cocamar na sua Unidade de Difusão de Tecnologias em Floresta, região de Maringá.

Os Maxwell estão na quinta geração, mas foi John quem revolucionou a propriedade, adquirindo terras por 1,6 mil dólares o hectare e que hoje valem pelo menos 30 mil cada. Eles cultivam cerca de 2 mil hectares de soja e milho, sendo 75% de suas áreas agricultáveis e projetam colher a média de 18 mil quilos do cereal por hectare.

A família mantém, ainda, dez mil suínos, possui gado de corte e leite e é reconhecida pela qualidade de seus queijos. Com a estrutura leiteira inteiramente robotizada, os Maxwell já conquistaram várias premiações por sua alta produtividade.

Em 1997, John foi laureado agricultor do ano dos EUA, o que o incentivou a abrir as porteiras para proporcionar conhecimentos aos interessados. Em 2019, pelo menos sete mil pessoas estiveram ali, entre as quais cerca de dois mil estrangeiros. Trabalhando a educação agrícola, a família recepcionou também três mil crianças.

Tecnificação – A outra fazenda visitada foi a da família do produtor Denis Campbel. Altamente tecnificada, ela possui 3,8 mil hectares e cultiva 1,2 mil com milho para sementes. Faz aplicações de fungicida com drone e sua expectativa é colher, por hectare, em média, cerca de 5 mil quilos de soja e 16 mil quilos de milho.

Apenas sete pessoas trabalham ali, incluindo Denis e o pai, de 77 anos. São apaixonados por carros e tratores antigos e possuem um museu onde se pode ver maquinários de 1929 e até uma locomotiva de 1919.

A delegação da Cocamar completou a agenda de segunda-feira no Headquarters da John Deere, em Moline. Na terça-feira (30/08) eles visitam a Farm Progress Show, em Boone.

De acordo com informações enviadas pelo gerente técnico da Cocamar, Emerson Nunes, que lidera o grupo, no Iowa há um total de 85 mil propriedades, 85% das quais sob a gestão de famílias. É o 2° estado produtor de soja, perdendo somente para Illinois. Além de soja e milho, são produzidos ovos, energia eólica e etanol, entre outros itens. O transporte da produção é feito basicamente pelo Rio Mississipi.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.