Supercampo lança modelo C2F, que conecta cooperativas a cooperados

Compartilhe:

MicrosoftTeams-image--114-

O agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, está passando por uma profunda transformação digital que está redefinindo a forma como cooperativas, produtores rurais e consumidores finais interagem. A agtech Supercampo tem sido protagonista dessa revolução na área tecnológica, desenvolvendo soluções para 12 das 20 maiores cooperativas do Brasil, com um faturamento conjunto de mais de R$ 100 bilhões por ano.

A grande novidade é o lançamento de um conceito inédito: o C2F, ou “Cooperative to Farmer” – cooperativa para o agricultor. A nomenclatura foi pensada para atender um modelo de negócios digital, integrando em tempo real Apps, marketplaces e sistemas ERPs, solucionando uma demanda do modelo de negócios cooperativo que leva em consideração uma característica essencial, o Cadastro de Produtor Rural, conhecido como CAD/PRO.

“O mundo do agronegócio não se encaixa perfeitamente nos tradicionais modelos B2C – Business-to-Consumer – ou B2B – Business-to-Business. Aqui, estamos falando de um terceiro modelo: o ‘Farmer’ ou agricultor. Os produtores rurais têm necessidades e critérios únicos que os diferenciam e os caracterizam como uma classe única, nem totalmente B2C, nem totalmente B2B. É o agricultor!”, explica Ronald Koch (foto acima), Gerente de Plataforma e Produto da Supercampo.

Nesse contexto, a necessidade de um modelo de negócios completo voltado para o comércio eletrônico entre cooperativas e produtores torna-se fundamental para impulsionar a transformação digital no agronegócio. Os produtores rurais têm incentivos governamentais para adquirir insumos, equipamentos e matérias-primas essenciais para suas atividades. Em alguns estados, como o Paraná, a isenção de ICMS na compra de medicamentos e produtos de nutrição é um exemplo.

“Após seis meses de aprendizado, trabalhando lado a lado com cooperativas para entender cada necessidade, desenvolvemos um novo modelo de negócios que não se encaixa nem em B2C, nem em B2B, nem em ambos juntos. O C2F tem como diferencial, na hora da compra, calcular em tempo real todos os benefícios fiscais relacionados à atividade específica da propriedade consumidora. Isso inclui todas as propriedades vinculadas a esse produtor, os tipos de cultivo em cada fazenda, seja suinocultura ou agricultura de soja. Dependendo do tipo de propriedade e cultivo, benefícios fiscais específicos também são aplicados automaticamente durante o faturamento da nota fiscal”, complementa Koch.

Outra inovação é a capacidade das cooperativas de venderem seus produtos para todo o Brasil, com sistemas de pagamento online. “Alguns produtores estavam familiarizados com a compra em marketplaces, mas não sabiam que poderiam ter as mesmas opções nas plataformas de suas cooperativas. Quando disponibilizamos esses recursos, como pagamentos com cartão, PIX e até mesmo o uso de crédito rural pré-aprovado, tudo dentro do aplicativo de cooperado, os produtores perceberam que agora podem realizar transações de maneira muito mais conveniente e eficiente. Estamos constantemente inovando e aprimorando nosso negócio, sempre com o foco no produtor rural,” acrescenta Koch. 

“Construímos uma solução sem precedentes, disruptiva, que combina B2B e B2C no mesmo ambiente, identifica e traduz toda a complexidade tributária do CAD/PRO por atividade agropecuária e distingue diferentes propriedades rurais. A plataforma pode ser acessada diretamente pelo produtor rural, cooperado ou não, através do módulo vendedor para atendimento, ou ainda ser utilizado como PDV (ponto de venda) em supermercados e lojas agropecuárias. Tudo isso integrado com meios de pagamento, marketplaces, hubs logísticos e sistemas ERPs para faturamento. Estamos revolucionando a digitalização dos fluxos comerciais das cooperativas agroindustriais”, destaca Leandro Carvalho (foto ao lado), CEO da Supercampo.

A Supercampo trabalha para simplificar processos e criar uma experiência de compra fluida para o cooperado, tornando-se uma verdadeira referência em tecnologia essencial para o sucesso do agronegócio brasileiro. A transformação digital não apenas simplifica, mas também melhora a vida dos produtores rurais e impulsiona o setor a novos patamares de eficiência e competitividade.

A solução já está disponível para as 12 cooperativas sócias. Outras cooperativas do Brasil que tiverem interesse em integrar seus fluxos comerciais, podem entrar em contato com a Supercampo para contratar a plataforma.

 

Sobre a Supercampo – formada pelas cooperativas Agrária, Alfa, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, a Supercampo conecta o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios em ambiente digital. Uma cadeia produtiva digital com DNA 100% cooperativista, capaz de facilitar o processo de compra e gerar valor comercial. 

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.