Projeto desenvolvido por uma família de suinocultores, com suporte da equipe de fomento da cooperativa, acaba de render à Coopavel prêmio na categoria de Bem-estar animal do “Quem é Quem”, da Gessuli Agrimídia, concurso considerado como o “oscar do cooperativismo” no país. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite de terça-feira durante a abertura oficial da 22ª edição da Avesui, Feira Latino-Americana de Aves e Suínos, realizada ao longo desta semana em Medianeira, no Oeste do Paraná.
A ideia da Coopavel premiada no concurso de Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos do Brasil, em sua sétima edição, foi desenvolvida por uma família de criadores de suínos da localidade de Gramadinho, em Cascavel. Observando os cuidados com os animais na criação, o filho de Luciane e Arlindo Arenhart de Almeida, João Vitor, dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso à busca de uma solução que pudesse contribuir para o enriquecimento ambiental da granja. Assim, surgiu uma solução simples e eficiente no manejo de animais e que poderá ser repercutida entre outros integrados.
O TCC de João Vitor, na conclusão do curso de Engenharia Agronômica, comparou animais submetidos a uma nova abordagem nas baias, com uso de bolas, correntes e recipientes plásticos com os quais eles podem interagir, em relação a outros, sem esses recursos. Criados livremente, os suínos dedicam até 70% do seu tempo a explorar o ambiente e em local confinado, com a padronização adotada para melhorar sanidade e produtividade, essa prática não acontece. A principal constatação do estudo foi a redução dos níveis de estresse, diminuindo brigas, mortes, doenças e uso de medicamentos.
Ao criar um diferencial para melhorar o ambiente e reduzir a tensão dos animais, todo ciclo colhe benefícios, entregando ao consumidor final um produto ainda de melhor qualidade, observa o médico veterinário Gustavo Bernart, que colaborou com o processo de implantação e de validação do projeto na propriedade e que atende a recomendações da Instrução Normativa 113. “A solução do João não poderia ser mais criativa, simples e barata. Os resultados alcançados, em economia e melhoria de carcaça, são expressivos”, segundo Gustavo.
Exemplo – A incorporação de novas técnicas e cuidados para melhorar as condições nas áreas de confinamento sempre foi uma prioridade entre os produtores rurais integrados à Coopavel, afirma o presidente Dilvo Grolli, que parabeniza os vencedores. “Essa é uma de inúmeras práticas empregadas em respeito às criações e para levar à mesa do consumidor o melhor em qualidade de proteínas”. Durante a abertura da Avesui, Dilvo falou sobre o papel das cooperativas paranaenses na geração de empregos e de desenvolvimento social e econômico de suas regiões.
O presidente citou o Estado como território onde predominam as pequenas propriedades rurais (74% das cerca de 450 mil) e destacou o compromisso com a sustentabilidade. “O agro tem significativa parcela do PIB do Paraná, hoje a quarta economia do País”, ressaltou Dilvo, parabenizando a família Gessuli pela organização de um evento tão dinâmico e informativo. “Há 22 anos somos um ponto de encontro de cadeias produtivas indispensáveis à economia nacional”, disseram Andrea e Ricardo Gessuli, na abertura do evento.
40 cadeias – O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, citou a participação do Paraná em 40 cadeias do agronegócio, fruto, seguiu ele, de uma construção histórica associada ao trabalho, ao planejamento e ao apoio oferecido pelas cooperativas. “Transformamos soja e milho em carne, elevando o valor agregado das propriedades e da agroindústria. Hoje, 36% do PIB paranaense vem do agro que vai crescer ainda mais tão logo possamos contar com rodovias e ferrovia melhores”, disse Norberto, apontando a sanidade animal como um ativo importantíssimo ao Estado e ao País.
Dilvo estendeu cumprimentos a todos os finalistas da Coopavel no “Quem é Quem”. Além da categoria de Bem-Estar Animal, foram: Gestão Desempenho Econômico-Financeiro; Melhor Técnico Assistente Avicultura (Josilene Adriana Aparecida da Silva); Melhor Técnico Assistente Suinocultura (William Stein); Melhor Gestor Operacional (Eduardo Villas Boas Leffer); Melhor Cooperado de Aves (Daniel Salvati); Melhor Cooperado de Suínos (Heder Darlou Scholz) e Inovação (processo de sangria automática do frigorífico de aves). A escolha dos vencedores de cada categoria foi feita por professores e técnicos da Esalq/USP, de São Paulo.