Vinte empresas vão participar da quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno, agendada para o período de 22 a 24 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná. São empresas de pesquisa ligadas ao trigo e a culturas de inverno, fabricantes de defensivos e máquinas agrícolas e também indústrias ligadas ao portfólio da Coopavel.
“A quarta edição trará inúmeras novidades, principalmente em cultivares de alta performance. Teremos pelo menos 20 variedades de trigo e dez delas alcançando produtividade na casa de seis mil quilos por hectare, o dobro da média nacional”, observa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. O Oeste e o Sudoeste do Paraná, com 3,8 mil quilos de média, têm tudo para se consolidar como os grandes produtores nacionais de trigo.
Juntas, as duas regiões plantam 434,4 mil hectares do grão, mas têm potencial para mais que dobrar esse número, já que 447 mil hectares estariam disponíveis à cultura nos meses frios do ano. Essas duas regiões já produzem 1,41 milhão de toneladas, mas aproveitando todo o potencial possível, e mantendo a média de produtividade da região, então a produção chegaria perto de 3 milhões de toneladas/ano. O valor adicional ao PIB saltaria então dos atuais R$ 1,65 bilhão para R$ 3,3 bilhões.
“Esses números deixam claro que o trigo é uma cultura com excelentes oportunidades, tanto de produtividade quanto de rentabilidade”, destaca o coordenador geral do Show Rural Coopavel de Inverno, o engenheiro agrônomo Rogério Rizzardi. Quem visitar a quarta edição conhecerá o melhor em variedades e em manejo, podendo reproduzir em sua propriedade números muito parecidos com os que são alcançados no campo de testes onde acontece o evento técnico, destaca Rogério. A abertura dos portões, de 22 a 24 de agosto, será às 8h30. O acesso, o estacionamento e o almoço aos visitantes serão gratuitos.
As empresas que confirmaram presença no Show Rural Coopavel de Inverno de 2023 são: Adama, Basf, Biotrigo, Biotrop, Corteva, FMC, John Deere, Bayer, Sumitomo Chemical, OR Sementes, Syngenta, Raíx, Tortuga/DSM, Bionat, Ihara e UPL. Os institutos de pesquisa presentes serão Embrapa e IDR-Paraná. E as empresas do portfólio da Coopavel com participação garantida são: Fertilizantes Coopavel, Nutriagro, Bioocop, Coopeclean, Sementes Coopavel e Espaço Impulso, além da Credicoopavel.