A cerimônia oficial de abertura do Agroleite 2024, o principal evento de tecnologia da cadeia do leite na América Latina, aconteceu na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, na Praça Central do Castrolanda Expo Center, em Castro, no Paraná. Com o tema “Horizontes em Sintonia”, o evento deste ano aborda os desafios enfrentados pela cadeia do leite e pelo agronegócio, enfatizando a importância da união e colaboração para encontrar novas soluções. Organizada pela Cooperativa Castrolanda, a cerimônia contou com a presença do vice-governador do estado, Darci Piana, deputados estaduais e federais, líderes de entidades governamentais ligadas ao setor agropecuário, cooperados, representantes de empresas, produtores e imprensa.
Na abertura, o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, expressou seu orgulho pela constante evolução da cooperativa e pela participação em uma das maiores bacias leiteiras da América do Sul. “A força do Agroleite está na união e na conexão que ela promove entre os elos, uma cadeia do leite cada vez mais profissionalizada e eficiente, uma referência em tecnologia aplicada nas propriedades, buscando sempre a melhor qualidade de leite”, destaca Bouwman.
Um dos momentos marcantes da programação foi a inauguração do Marco da Imigração, que simboliza a travessia do Atlântico pelos imigrantes da Holanda para o Brasil e eterniza essa história na Praça Central da Castrolanda Expo Center. A estrutura, uma escultura de vaca com um produtor, representa a ordenha manual de leite, evidenciando a evolução dos animais e das tecnologias ao longo de mais de 70 anos. Outro elemento destacado na escultura é um moinho, cujas pás dispostas no chão simbolizam uma mensagem de alegria, esperança e vida nova. A inauguração foi realizada pelo presidente da cooperativa, pelo vice-governador do estado e por um dos cooperados pioneiros, Lucas Salomons.
Durante seu discurso, o vice-governador Darci Piana ressaltou a importância das cooperativas na região do Paraná. “Somos uma referência para a América do Sul. É fundamental reconhecer o trabalho e o esforço dos imigrantes que nos trouxeram até aqui”. Piana também destacou os investimentos em infraestrutura, apontando R$ 55 bilhões aplicados em mais de três mil quilômetros de pavimentação, com foco na melhoria da infraestrutura do porto de Paranaguá, facilitando a logística e as negociações para as cooperativas.
Outro momento emocionante foi a homenagem póstuma à jornalista Leila Gomes, cofundadora do Agroleite e idealizadora do Castrolanda Expo Center. Familiares, amigos e colegas se reuniram para inaugurar um monumento na nova área da feira, que inclui uma placa com uma frase publicada nas redes sociais pela jornalista: “O Agroleite começou de um sonho, virou uma paixão e se tornou uma eterna conquista”.
Para encerrar a programação da manhã, foram inauguradas as Casas Phibro, Calpar e FAEP. O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância dessa conquista para os produtores. “Essa casa é a casa do agricultor, feita para seu desenvolvimento. Essa casa é uma referência para os produtores da região e do estado do Paraná, e sempre estará à disposição de vocês”, pontuou Meneguette.
Edição 2024 – O Agroleite 2024, sob o tema Horizontes em Sintonia, está sendo realizado dos dias 06 a 09 de agosto em Castro, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição deste ano, contará com mais de 300 expositores, um crescimento de mais de 18% em relação a edição de 2023. A Castrolanda espera um público estimado de 120 mil visitantes durante os quatro dias de exposição, com uma agenda técnica robusta e de alta qualidade. Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.
Parceria e patrocinadores Diamante – O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Castro e Governo do Estado do Paraná. Na cota diamante o Agroleite 2024 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Cogent Brasil, Coonagro, Grupo Calpar, Hipra, Inpasa, Lely, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork Agriculture, Sicredi, Tetra Pak, e Vence Tudo.