Levantamento elaborado pela Cocamar na segunda-feira (24/10), a partir de informações recebidas de todas as suas unidades operacionais nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, aponta que, na média geral, 50% da área prevista com soja já foi executada. Segundo o gerente técnico Rafael Furlanetto, a estimativa é que até a divulgação do próximo relatório, na segunda-feira que vem (31/10), o índice chegue a 80%, devendo a operação estar praticamente concluída até o final da próxima semana.
“Tivemos atrasos pontuais por conta das dificuldades causadas pelas chuvas, mas, em linhas gerais, estamos dentro do calendário e o desenvolvimento das lavouras é normal”, observa o gerente técnico. A região mais avançada é a de Maringá, que chegou a 79% na segunda-feira, sendo que no noroeste do Estado, nas imediações de Umuarama, o índice era de 67%. No norte, polarizado por Londrina, a média geral chegava a 33%. No oeste de São Paulo, 48%, e no Mato Grosso do Sul, 55%.
A projeção de produtividade, se o tempo correr normal até a colheita, é de 135 sacas por alqueire (55,7 sacas/hectare). “É só uma estimativa, ainda está tudo no início”, pontua Furlanetto, esclarecendo que há praticamente um ciclo inteiro pela frente. “De qualquer modo, a perspectiva é de uma safra muito boa”, conclui.