Na tarde desta quinta-feira (11/10), foram realizadas virtualmente e em conjunto a 40ª reunião da diretoria da Ocepar e a 16ª da Fecoopar. Participaram diretores, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e os superintendentes Nelson Costa (Fecoopar), Leonardo Boesche (Sescoop/PR) e Robson Mafioletti (Ocepar). Na primeira parte da reunião, a pauta se concentrou em assuntos internos das duas organizações, como apresentação do balancete acumulado, registro de novas cooperativas na Ocepar, Troféu Ocepar e cenário e perspectivas econômica e do agronegócio brasileiro.
Após este primeiro momento, ingressaram na reunião, a convite do Sistema Ocepar, os parlamentares apoiados pelo Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense e que na nova legislatura irão compor a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). “Tivemos ontem a participação ao vivo ou via mensagem, dos parlamentares paranaenses que irão trabalhar em prol do cooperativismo no Congresso Nacional”, conta o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Os paranaenses reeleitos ou eleitos e que manifestaram seu apoio ao cooperativismo são: o senador Sérgio Moro (União Brasil) e os deputados federais Beto Preto (PSD), Beto Richa (PSDB), Deltan Dallagnol (Podemos), Dilceu Sperafico (PP), Filipe Barros (PL), Geraldo Mendes (União Brasil), Leandre dal Ponte (PSD), Luísa Canziani (PSD), Luiz Nishimori (PSD), Pedro Lupion (PP), Ricardo Barros (PP), Sandro Alex (PSD), Sérgio Souza (MDB), Toninho Wandscheer (PROS) e Tião Medeiros (PP). “É um número muito positivo e que foi obtido graças ao Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, trabalho coordenado pelo Sistema Ocepar, no âmbito do Paraná, e pelo Sistema OCB, em âmbito nacional, visando fortalecer a representação institucional do cooperativismo no Congresso Nacional”, destaca Ricken.
Durante a reunião, Ricken fez um breve relato das ações do Programa de Educação Política, ação centrada em levar informação ao público cooperativista, além de fomentar o engajamento e a participação política do setor. “Foi um trabalho intenso e que só teve o êxito esperado porque as cooperativas abraçaram a ideia e se organizaram para informar aos funcionários, cooperados e a comunidade em que estão inseridas sobre a importância de reforçar a base de apoio do cooperativismo no legislativo. Somente assim, as pautas que impactam o setor irão avançar”, frisou.
Participação ativa – O dirigente lembrou que a arquitetura do Programa contou com um comitê interno, constituído pelas coordenações Estratégica, Técnica, Comunicação, Jurídica e de TI do Sistema Ocepar, e também por um Grupo de Trabalho constituído pelos coordenadores políticos das cooperativas, com a representação dos sete ramos do cooperativismo e que, em sua totalidade, garantiu 99% de representatividade das cooperativas do estado. “Com o apoio dessa equipe de profissionais, foram realizadas diversas ações de sensibilização nas cooperativas, além de reuniões com os candidatos e apresentação do Programa de Educação Política em eventos estratégicos do sistema. Tudo isso permitiu levar a mensagem do Programa para mais de 2 milhões de paranaenses”, destacou.
“Importante frisar que o cooperativismo observa a neutralidade partidária e ideológica, premissa essencial da Frencoop, que congrega parlamentares de todos os partidos. O pressuposto fundamental é a defesa das bandeiras e demandas das cooperativas brasileiras. Como exemplo dessa neutralidade, na reunião de ontem, concedemos a palavra a todos os parlamentares do Paraná eleitos com o apoio do cooperativismo”, frisou Ricken. Com isso, os parlamentares presentes manifestaram o agradecimento pelo trabalho realizado pelas cooperativas e reafirmaram o apoio às demandas cooperativistas no Congresso Nacional. Também reconheceram o esforço do Sistema Ocepar em levar informação correta, idônea e com um posicionamento técnico e apartidário.
Também presente na reunião, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, elogiou a iniciativa do Sistema Ocepar em levar esclarecimento ao público cooperativista, mostrando a importância do envolvimento com as causas do setor. Em seu segundo mandato como vice-governador, Piana ainda aproveitou o momento para se colocar ao lado das cooperativas. “Quero ser o elo de ligação entre as cooperativas e o governo estadual. Meu gabinete estará sempre de portas abertas para ajudar esse setor tão importante para a economia do Paraná”, disse.
Referência – Já o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, agradeceu as cooperativas do Paraná e o Sistema Ocepar por ajudarem a reforçar a representação do cooperativismo no Congresso Nacional. “Temos que firmar a nossa posição. Somos um setor econômico forte, que gera milhares de empregos e agrega milhões de pessoas, então, precisamos ser ouvidos. Um setor com essa pujança econômica e social não pode abrir mão de representação. E deixamos claro que não nos interessa partido ou correntes ideológicas. O que demonstramos com o Programa de Educação Política é que queremos trabalhar com quem possui princípios e valores alinhados ao cooperativismo”, pontuou o presidente do Sistema OCB, em sua mensagem aos cooperativistas e parlamentares presentes na reunião de ontem.