Na tarde desta quinta-feira (11/08), foram realizadas virtualmente e em conjunto a 38ª reunião da diretoria da Ocepar e a 14ª da Fecoopar, com a participação de 12 diretores, do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e dos superintendentes. Durante três horas foram discutidos diversos assuntos de interesse do cooperativismo, entre os quais, Encontro de Núcleos Cooperativos, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro; Programa de Educação Política; Plano Safra 2022/23, com informações após as novas resoluções do Conselho Monetário Nacional, e Portaria do Tesouro Nacional, com a equalização das taxas de juros; indicação de representantes do Paraná para os ramos cooperativos junto à OCB e aprovação dos balancetes acumulados até 31/07 da Ocepar e Fecoopar, entre outros temas.
Durante a reunião, foi lançado oficialmente o website do Programa de Educação Política das Cooperativas Paranaenses, criado especialmente para reunir todas as informações a respeito deste importante programa, visando as eleições de 2022. “Este canal de comunicação servirá para que as cooperativas paranaenses possam acessar de forma rápida e segura as principais informações relativas ao programa e às eleições de 2022. Num mesmo espaço teremos notícias, áudios, vídeos, agenda do cooperativismo, legislação eleitoral, sobre a Frencoop e das ações que estão sendo realizadas pelo Sistema Ocepar”, frisou Samuel Milléo Filho, coordenador de Comunicação Social que apresentou a plataforma para a diretoria. O website pode ser acessado, a partir desta sexta-feira (12/08), no endereço: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop/.
Segundo a coordenadora de Relações Parlamentares, Daniely Andressa da Silva, o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense 2022 tem por objetivo conscientizar para a necessidade do voto nessas eleições, além de fomentar a o engajamento e a participação política do cooperativismo visando potencializar a representação parlamentar na Frencoop no Congresso Nacional a partir de 2023. Ela também realizou uma apresentação do atual status do programa e os próximos passos.
“Queremos valorizar aqueles parlamentares que nos apoiaram nesses quatro anos de mandato e eleger aqueles que estão comprometidos com a defesa do cooperativismo. Importante frisar que o cooperativismo observa a neutralidade partidária e ideológica, premissa essencial da Frencoop, que congrega parlamentares de todos os partidos. O pressuposto fundamental é a defesa das bandeiras e demandas das cooperativas brasileiras”, frisou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
O Programa de Educação Política é uma iniciativa realizada em 2018 e ampliada neste ano de 2022, em parceria com o Sistema OCB, que lidera este movimento junto às demais organizações estaduais. Todas as estratégias do programa no Paraná estão sendo conduzidas com o apoio de um Comitê Interno, com coordenações estratégicas dentro da Ocepar e apoio do Grupo de Trabalho, constituído de representantes de 150 cooperativas dos diversos ramos de atuação. O Comitê Interno se reúne diariamente e o GT das cooperativas uma vez por semana para alinhar ações e troca de informações.
Ramos da OCB – Na reunião, os diretores aprovaram as indicações do Paraná para compor os ramos junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB):
Ramo Agropecuário – Luiz Roberto Baggio, presidente da cooperativa da Bom Jesus (Titular) e Flávio Turra (Suplente);
Crédito – Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ (Titular) e Robson Mafioletti (Suplente);
Saúde – Paulo Roberto Fernandes Faria, presidente da Federação Unimed PR (Titular) e Rogério Croscato (Suplente);
Transporte – Marcos Antonio Trintinalha, presidente da Rodocoop (Titular) e João Gogola Neto (Suplente);
Infraestrutura – Hendrikus Salomons, presidente da Eletrorural (Titular) e Silvio Kriski (Suplente);
Trabalho – Luciano Ferreira, diretor da Unicampo (Titular) e Jessé Aquino (Suplente);
Consumo – Eraldo Correia do Nascimento, presidente do Colégio Cooperativa da Lapa (Titular) e Rodrigo Donini (Suplente).