Foram realizadas simultaneamente, na tarde desta terça-feira (22/02), a 32ª reunião da diretoria da Ocepar e a 11ª reunião da diretoria da Fecoopar, referentes à gestão 2019-2023. Conduzidas pelo presidente José Roberto Ricken, elas ocorreram virtualmente, por meio da plataforma Microsoft Teams. Entre os temas em destaque estiveram três projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. O PRC200 contempla a implementação de um total de 20 projetos e, à medida em que as ações vão sendo estruturadas, estão sendo submetidas à apreciação dos diretores para, então, começarem a ser executadas.
A coordenadora de Relações Parlamentares da Ocepar, Daniely Andressa da Silva, detalhou uma das propostas do Projeto 01 do PRC200, que é voltado ao fortalecimento do trabalho de representação institucional realizado pelo Sistema Ocepar. Ela falou sobre o programa criado pela entidade em 2018, com o propósito de difundir a educação política junto ao público cooperativista do Paraná, contribuindo para promover o voto consciente e valorizar a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional.
A ideia é ampliar as atividades, visando a composição da Frencoop nas eleições deste ano. Uma série de ações deve ser desenvolvida com foco no núcleo de cooperados, lideranças femininas e de jovens, além do público interno das cooperativas. A expectativa é de que essa iniciativa resulte no repasse de informações mais assertivas para as cooperativas; em maior representatividade do cooperativismo no cenário político; na priorização de pautas de interesse do setor no parlamento e no aumento da articulação com parlamentares federais e estaduais.
Plano de Saúde – Já o diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, Alexandre Gustavo Bley, tratou sobre uma proposta vinculada ao Projeto 07 do PRC200, intitulado Ação entre Ramos Cooperativos e que tem como um dos principais itens a instituição de um plano de saúde complementar para associados e trabalhadores em cooperativas. Bley lembrou que a Federação foi convidada pela Ocepar a elaborar uma sugestão com esse objetivo.
De acordo com ele, o novo produto contribui para incentivar a intercooperação entre as cooperativas paranaenses e deverá ser denominado Plano de Saúde Paraná Cooperativo. Bley apresentou um portfólio com diferentes opções de cobertura em assistência médica e hospitalar, além de programas que podem ser ofertados ao público cooperativista, com a finalidade de prevenir diversas doenças e estimular a adoção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.
Alianças – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, explicou a proposta elaborada dentro do Projeto 06 do PRC200, que tem como meta promover alianças estratégicas entre as cooperativas. Entre as principais ações a serem executadas estão o resgate dos planos regionais de desenvolvimento, a implantação de novas integrações e de projetos de industrialização, além de apoio à criação de uma plataforma comercial digital de cooperativas que atenda as especificidades do setor. O objetivo é identificar formas de atuação conjunta entre as cooperativas com áreas de interesse comum e transformá-las em alianças estratégicas de modo a potencializar os resultados.
Os três projetos possuem cronograma próprio, com as datas estabelecidas para cada uma das etapas a serem executadas. Após as explanações, foi aberto espaço para a manifestação dos diretores, que aprovaram as propostas. Assim, na sequência, elas serão apresentadas nas pré-assembleias do Sistema Ocepar, que deverão ocorrer entre os dias 14 e 17 de março, em formato virtual: no dia 14, reunindo os representantes do Núcleo Oeste; no dia 15, as cooperativas do Núcleo Sudoeste; no dia 16, as lideranças do Núcleo Centro-Sul, e no dia 17, os cooperativistas do Núcleo Noroeste/Norte.
Depois, serão submetidas à apreciação na Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema Ocepar, no dia 1º de abril, juntamente com as demais propostas do PRC200 que estão sendo avaliadas nas reuniões da diretoria desde o ano passado. As datas de realização das pré-assembleias e da AGO também foram deliberadas pelos diretores nesta terça-feira.
Ao final, Ricken fez um relato sobre as mobilizações do setor cooperativista junto ao governo federal para amenizar as perdas provocadas pela estiagem e apoiar cooperativas e produtores rurais. Também informou que as propostas do setor para o Plano Safra 2022/2023 foram enviadas ao Ministério da Agricultura no dia 16 de fevereiro, destacando algumas das principais medidas, e abordou questões ligadas ao Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná (Funrep).
Registro de cooperativas – Na reunião da diretoria da Ocepar foi ainda aprovada a concessão de registro provisório para quatro novas cooperativas: a Padrão Beef Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Carne, do ramo agropecuário, com sede em Lindoeste; a Cooperativa de Geração de Energias Sustentáveis – Ambicoop, do ramo infraestrutura, sediada em Toledo; a Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas Capitão Ltda – Cootracape, do ramo transporte, com sede em Capitão Leônidas Marques; e a Cooperativa Universitária das Ciências Agrárias da UFPR – Agrociência, do ramo consumo, sediada em Curitiba. Na oportunidade, os diretores também aprovaram os balanços patrimoniais de 2021 e as propostas orçamentárias para 2022 da Ocepar e Fecoopar.