“A presença do cooperativismo aqui no Distrito Federal é sólida, uma vitrine que impacta diretamente nas decisões políticas. O que acontece aqui é uma oportunidade para acompanharmos essas transformações como o resgate à cidadania de algumas classes, como a dos agentes ambientais. Temos que comemorar, e muito, estes 50 anos da OCDF com toda essa gente que trabalhou, acreditou e perseverou para a construção e consolidação do movimento cooperativista na capital.”
As congratulações do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, direcionadas ao meio século de atuação da OCDF foram proferidas durante evento de comemoração, na última quarta-feira (15). Além dos festejos, a Organização lançou o ciclo 2023 do diagnóstico de Governança e Gestão (PDGC), que trata das diretrizes anuais da maturidade das coops na adoção de boas práticas de gestão e governança com impactos diretos nos negócios.
O presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, reforçou a importância do diagnóstico aos dirigentes e lideranças presentes no evento e destacou que o programa viabiliza o acesso de dados consistentes para elaboração de ações que atendam melhor as demandas das coops distritais. “Com os subsídios fornecidos pelo PDGC podemos identificar as necessidades e agir de forma assertiva para contribuir cada vez mais com o nosso modelo de negócios. Há 50 anos estamos atentos, diariamente, ao que acontece no ambiente político, no mercado e conhecendo as particularidades de cada ramo do setor para sermos mais precisos nas ações em prol das cooperativas, responsáveis por trazer desenvolvimento para seus cooperados e o país”.
A superintendente Tania Zanella também participou da cerimônia e fez breve exposição do cenário político atual, bem como dos resultados da articulação do Sistema OCB em defesa dos interesses do movimento. Ela reforçou a importância da participação das coops no Governança e Gestão para o cumprimento da meta do BRC1Tri de Prosperidade, lançado na Semana de Competitividade 2022, que até 2027 pretende aumentar o número de cooperados para 30 milhões e movimentar financeiramente R$ 1 trilhão.
O presidente Remy Gorga entregou ainda troféu direcionado ao Sistema OCB Nacional pela atuação conjunta com a OCDF no fortalecimento do movimento na capital. Além disso, o presidente Márcio Lopes foi premiado com a placa Personalidade Cooperativista pelas contribuições feitas ao longo dos anos. As 33 cooperativas do DF que participaram do diagnóstico de Governança e Gestão (PDGC) em 2022 também receberam o reconhecimento (foto acima).
Excelência – Este ano será realizada a 6ª edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que está com as inscrições abertas até 5 de maio. As coops que participam do Governança e Gestão AvaliaCoop podem concorrer ao prêmio que já contou com a participação de mais de duas mil associações desde seu lançamento.