Museu Oscar Niemeyer recebe exposição da Frísia e Ocepar sobre cooperativismo

Compartilhe:

A exposição “Cooperativismo: história, legado e futuro”, alusiva aos 100 Anos da Cooperativa Frísia e ao Ano Internacional das Cooperativas, estará presente no Museu Oscar Niemeyer (MON) dos dias 23 a 31 de agosto. A mostra, com entrada gratuita, conta com imagens e objetos que representam o cooperativismo no Paraná, sendo uma parceria entre a Frísia e o Sistema Ocepar.

A Frísia é a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e segunda do Brasil, com 100 anos completados no dia 1º de agosto de 2025, Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As cooperativas são apontadas como tendo um papel vital no avanço do desenvolvimento sustentável, na erradicação da pobreza e no fomento do crescimento econômico inclusivo. Somente no Paraná, são mais de quatro milhões de cooperados, com geração de 146 mil empregos diretos. Em 2024, a receita global das cooperativas do estado atingiu R$ 205 bilhões.

Com cerca de 1,1 mil cooperados e 1,2 mil colaboradores, a Frísia atua também no Tocantins. Em 2024, os cooperados produziram 362,2 milhões de litros de leite; 826,8 mil toneladas de grãos; 93 mil toneladas de produção florestal; e 27,9 mil toneladas de carne suína.

Inicialmente, a exposição esteve presente no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, dos dias 7 a 18 de julho e, depois, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), de 21 de julho a 21 de agosto. Após o MON, a exposição estará em Carambeí (PR), na Prefeitura Municipal, em setembro.

Sobre a Cooperativa Frísia – Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Sua trajetória se confunde com a do cooperativismo brasileiro, em que a união, o trabalho e a organização promovem resultados sustentáveis aos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade, sempre aplicando os sete princípios cooperativistas.

A Frísia nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Mesmo inovadora e atualizada às rápidas mudanças no campo, a Frísia mantém a sua essência traduzida em “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”. Saiba mais em frisia.coop.br.

Sobre o Sistema Ocepar – O Sistema Ocepar é formado por três entidades: a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar). Elas trabalham em sintonia e em prol das cooperativas paranaenses. A Ocepar atua na representação política e institucional, o Sescoop/PR na formação profissional, promoção social e monitoramento, e a Fecoopar na representação sindical patronal das cooperativas.

plugins premium WordPress