Mais Elas é o novo programa da Cotrijal para valorizar mulheres

Compartilhe:

cotrijal mulheres

Depois de quase três décadas desenvolvendo ações para estimular a participação das mulheres na cooperativa e na propriedade, a Cotrijal dá início a um novo programa, o Mais Elas. O objetivo é avançar no trabalho com esse público, levando capacitações e incentivos para o pleno exercício dos seus talentos e força no contexto do cooperativismo.

Um dos primeiros passos é a reestruturação do Comitê de Mulheres, visando dar representatividade a todas as regiões em que a cooperativa está inserida atualmente com unidades. “Quando criamos o comitê, em 2015, estávamos em 15 municípios e hoje são 53. A partir do novo programa, organizaremos nossas associadas e produtoras em oito núcleos, coordenados por 11 associadas que formarão um comitê central e que será o porta-voz desses núcleos. Esse comitê central será eleito nos núcleos”, explicou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, em reunião com o Comitê de Mulheres.

O vice-presidente, Enio Schroeder, reforçou que a reestruturação segue o modelo adotado com o Conselho de Administração e a liderança dos núcleos. “É um segundo passo que estamos dando para avançar em programas de capacitação e representatividade do quadro social na cooperativa. A participação das mulheres é fundamental e agora teremos ações anuais dentro dos núcleos femininos”, disse, otimista com o novo programa.

As atuais integrantes do comitê também elogiaram a iniciativa. “Tivemos até aqui um grande crescimento enquanto comitê e conseguimos passar muitas informações para as mulheres da nossa comunidade, mas esse novo modelo vai fortalecer o vínculo entre cooperativa e o público feminino”, disse Sueli Dessoy, de Almirante Tamandaré do Sul (RS).

A ampliação do trabalho e criação de novos programas de capacitação para os diversos públicos que compõem o quadro social da Cotrijal foi iniciada em 2021, com a reestruturação da área de Desenvolvimento Cooperativista, coordenada por Patrícia Mota Rosin e ligada à Unidade de Marketing e à vice-presidência.

“Em 2021, iniciamos um programa inédito com os jovens, o Supernova; reestruturamos o Conselho de Administração e a liderança dos núcleos; retomamos programas de formação; e agora estamos avançando no trabalho com as mulheres e estudando outras ações para fortalecer o cooperativismo e vínculo com o associado, dono da cooperativa”, relatou Benisio Roque Rodrigues, gerente de Marketing.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.