O livro Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas – Doutrina econômica de cooperação – Parte II chega ao mercado num momento importante. A obra foi escrita por Rosalvi Monteagudo. Fortalecido, o Cooperativismo se impõe como alternativa legítima, uma vez que, segundo a autora, o neoliberalismo teria de mostrado incapaz de resolver o problema social.
“O Cooperativismo pode e deve ser o braço direito do Estado. Principalmente agora que estamos perante uma evolução da revisão das regras, propondo uma maneira diferente de entender o Cooperativismo, para que ele também se adapte a essa quarta revolução industrial e tecnológica” afirma Rosalvi Monteagudo, autora.
Rosalvi Monteagudo dedica sua vida ao estudo do Cooperativismo há pelo menos 40 anos. E essa dedicação teve reconhecimento internacional quando participou do Fórum Social Mundial (2003 e 2005), apresentando a revisão das regras cooperativistas. Essa pesquisa de anos resultou em duas obras definitivas e atualizadas sobre o tema, editadas pela Scortecci.
A revisão das regras dos princípios cooperativistas também contempla a criação de uma iempresa para garantir sua perenidade adequando-a aos modernos meios tecnológicos visando criar o mercado econômico cooperativo – Mercoop. A sua gestão, feita a partir dessas novas regras, impactará na qualidade de vida dos cooperados e no aumento de emprego e sustentabilidade em todos os processos envolvidos para sua plena operação.
Sete Princípios – A obra entrega as respostas para as questões fundamentais desse segmento, entre elas: como evitar a corrupção, a falta de transparência, a falta de capital, manter controle de qualidade e criar visão estratégica e é composta por sete princípios. São eles:
- Adesão Livre
- Controle e gestão democráticos
- Participação econômica dos sócios
- Independência e autonomia
- Educação, treinamento e inovação
- Cooperação entre Cooperativas
- Preocupação com a comunidade.
Quando ocorreu a pandemia, que provocou o isolamento social, ou quando ocorrem desastres ambientais onde as pessoas perdem tudo, é imprescindível encontrar alternativas para a geração de trabalho e renda. O livro propõe para esses cenários a Doutrina Econômica da Cooperação segundo a qual os trabalhadores se organizam em autogestão e buscam autonomia financeira do empreendimento através dos valores da sociedade.
“Aqui as parcerias com o governo e agências de fomento e de políticas públicas são fundamentais para criar relações de trabalho nos valores solidários e construir um marco jurídico para a economia solidária. Por isso entendo que a luta dos trabalhadores informais e desempregados necessita ser organizada sendo o neocooperativismo muito útil para promover a economia solidária”, finaliza.
A obra de Rosalvi Monteagudo é inspiradora, pois está considerando diferentes aspectos da gestão democrática e do controle social para fortalecer a comunidade cooperativa.
Ficha Técnica Livro
Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas – Doutrina econômica de cooperação – Parte II
Autora: Rosalvi Monteagudo
ISBN 978-85 – 366 – 6505 -4
98 páginas
Scortecci Editora
Preço – R$ 35,00
Link de venda:
Redes Sociais
Site – Link
Instagram – Link
Youtube – Link
Sobre Rosalvi Monteagudo – pesquisadora, escritora, professora, bibliotecária, funcionária pública aposentada. É membro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Economia Solidária. Publicou durante sua carreira de pesquisadora e escritora outros oito livros fundamentais para a evolução do setor.