A Lar Cooperativa realizou na tarde de terça-feira, no Lar Centro de Eventos, em Medianeira (PR), o “Lar Day”, tradicional evento que reúne representantes de instituições financeiras, clientes e fornecedores estratégicos de diversas áreas, com o objetivo de estreitar relacionamentos através de uma verdadeira imersão aos negócios da Cooperativa. Cerca de 300 pessoas marcaram presença e acompanharam as apresentações que detalharam, de forma transparente, os resultados alcançados no primeiro semestre de 2023, além de projetos futuros.
“Queremos estar mais próximos de nossos parceiros, porque precisamos gerar confiança e isso é de extrema importância para o futuro da Cooperativa. A Lar quer mostrar o seu momento, a sua estratégia de trabalho, o que acreditamos, valorizamos e os caminhos para alcançar nossos objetivos e encerrar o ano com o melhor resultado possível”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.
O superintendente Administrativo/Financeiro, Clédio Marschall, também ressaltou a relevância do evento. “Aqui nós fortalecemos o nosso relacionamento com os parceiros e com isso, naturalmente, conseguimos garantir os recursos necessários, capital de giro para investimento em nossas unidades e continuamos produzindo alimento de qualidade e prestando serviços de excelência, gerando emprego e renda tanto para as quase 14 mil famílias associadas quanto para os mais de 25 mil colaboradores, além de toda a comunidade que se beneficia com uma Cooperativa sólida e de respeito em seu município”.
Apresentações – Representando a Diretoria Executiva da Lar, Irineo da Costa Rodrigues conduziu a primeira apresentação, com resgaste histórico da Cooperativa, prestes a completar 60 anos. Os convidados conheceram a trajetória que levou a Lar ao destaque nacional entre as maiores cooperativas do país e uma das maiores exportadoras de proteína animal do Brasil. O diretor-presidente também contextualizou o momento, com os dados que reforçam a potência do agronegócio brasileiro e seu importante papel como fornecedor de alimento do mundo.
Na sequência o superintendente de Negócios Agrícolas, Vandeir Conrad, destacou o sólido relacionamento construído com os produtores de grãos do Paraná e do Mato Grosso do Sul, que tem possibilitado alcançar os mais expressivos resultados nas safras de ambos os estados, uma relação marcada pela confiança e respeito. Além disso, também foi apresentado o modelo de negócios da área, as vantagens competitivas que a Cooperativa oferece, além do alinhamento de uma equipe qualificada e entrosada.
O superintendente de Suprimentos e Alimentos, Jair Meyer, foi o terceiro a apresentar ao público os dados detalhados da área de atuação. A participação da Lar no mercado interno e externo, bem como os desafios da produção e comercialização de proteína animal, foram o foco central da apresentação. As ações adotadas pela Cooperativa para evitar a contaminação de aves comerciais por Influenza aviária também receberam o destaque, pois sem a confirmação de casos positivos o Brasil ganha mais confiança e espaço para exportações.
A quarta apresentação foi sob responsabilidade do superintendente Administrativo/Financeiro, Clédio Marschall, com um demonstrativo financeiro geral da Cooperativa, perspectivas a longo e curto prazo, e as estratégias desenvolvidas para alcançar as metas estipuladas no ano. De forma transparente e objetiva, os principais números foram apresentados aos parceiros e assim garantindo um relacionamento mais próximo com a abertura de importantes informações.
Educadora – Para encerrar as falas, o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues reforçou o compromisso da Lar com a educação, um dos pilares do cooperativismo. Os investimentos na formação e capacitação profissional de associados e colaboradores possibilitou a Lar a alcançar o melhor momento no requisito educação, com formaturas de cursos de nível médio, técnico e superior. Através de parcerias com instituições de ensino e estrutura própria, como por exemplo, a Lar Universidade Corporativa, a Cooperativa tem fornecido o ambiente ideal para a disseminação do conhecimento. “Trabalhamos para que a Lar seja reconhecida como uma cooperativa educadora, que investe nas pessoas, como uma forma de oportunizar o desenvolvimento pessoal e profissional”, disse o dirigente da Lar.
A cada ano o “Lar Day” evolui, seja no formato, no número de convidados ou no conteúdo. Na edição deste ano, o evento contou com uma exposição voltada ao ESG – sigla em inglês que diz respeito às ações nos âmbitos ambiental, social e econômico de uma empresa. A Lar apresentou o que a Cooperativa tem feito, sendo que muitas das iniciativas apresentadas já estão em execução há muito tempo pois são fruto do mesmo princípio do sistema cooperativista.
Com os óculos de realidade virtual, os participantes também conheceram os processos da avicultura, unidade industrial de soja e tratamento de sementes, com os rigorosos processos que asseguram a qualidade e a confiança conquistada pela marca Lar.