A Assembleia Geral Ordinária-AGO da Lar Cooperativa Agroindustrial foi realizada na manhã de terça-feira (31/01) nas dependências do Lar Centro de Eventos em Medianeira (PR). Mais de 900 pessoas acompanharam a prestação de contas referente ao ano de 2022, em sua maioria famílias associadas, evidenciando o forte envolvimento dos jovens e mulheres na Cooperativa. Dentre os principais assuntos da ordem do dia estavam a apresentação do relatório e balanço de 2022, orçamento 2023, destinação das sobras do exercício, eleição e posse dos membros do Conselho de Administração (2023-2026) e Conselho Fiscal (2023). Todos os itens foram aprovados por unanimidade.
“A Lar tem conseguido se adequar com agilidade para superar os anos difíceis por estar ancorada no pilar Educação, com seus diversos programas que tem se traduzido em ganhos de maior produtividade, com reflexos diretos nos ganhos financeiros”, afirmou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues em sua mensagem na abertura dos trabalhos, ao mencionar a frustração de 80% da lavoura de soja na safra 21/22 e os altos custos de produção. A Lar apresentou um crescimento de 27% no faturamento bruto, que encerrou 2022 em R$ 21,59 bilhões e um resultado financeiro muito semelhante ao ano anterior, na ordem de R$ 722 milhões. Foi aprovada também a distribuição das sobras de balanço, que serão pagas na próxima segunda-feira (06/01).
Dentre as autoridades, a assembleia da Lar foi prestigiada pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesche; presidente da Cotriguaçu e Copacol, Valter Pitol, e pelo prefeito de Medianeira, Antônio França.
Renovação e emoção – Um momento marcante da AGO foi a homenagem ao agora ex-diretor Lauro Soethe, que durante o evento encerrou seu mandato como diretor 1º vice-presidente e decidiu não continuar como membro da Diretoria Executiva. “Achei por bem propor a minha não continuidade, abrindo espaço, para que de forma natural alguém mais jovem compor a Diretoria e fazer uma sucessão na Cooperativa”, declarou Soethe. Ele encerrou um ciclo de 20 anos como diretor da Lar e de 40 anos de Lar Cooperativa, se contabilizado o período que iniciou como funcionário em 1983.
Lauro Soethe expressou sua gratidão por ter contribuído em um período de tanto crescimento na Lar e continua como membro do Conselho Consultivo. Em seu lugar assumiu Diogo Sezar de Mattia, associado pela Unidade de São Miguel do Iguaçu (PR) e que já era membro do Conselho de Administração.
Durante a Assembleia também foram homenageados os funcionários que completaram 25, 35 e 40 anos dedicação e trabalho na Lar Cooperativa Agroindustrial.
Principais números – A Lar Cooperativa encerrou 2022 com 13.004 associados e continua sendo a cooperativa singular que mais emprega no país, com 25.390 colaboradores. Em insumos agrícolas comercializados a Lar cresceu 43% em relação ao ano anterior e recebeu mais de 60 milhões de sacas de milho. Na avicultura ampliou a produção de pintainhos próprios em mais de 8 milhões de ovos férteis/mês e consolidou o abate de mais de 1 milhão de aves/dia. Na suinocultura, foram produzidos mais de 971 mil leitões no ano e na logística houve renovação e ampliação da frota própria.
“Somos desafiados a mostrar ao mundo que temos uma agricultura consciente, um agronegócio sustentável”, declarou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, ao mencionar que as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) continuam sendo prioridade na Lar, trazendo a Cooperativa em uma posição de vanguarda. Ainda assim, cada vez mais essas práticas precisam ser comunicadas aos clientes e consumidores finais. O relatório de balanço apresentado destaca as ações da Lar em 2022 no âmbito ESG.
Associados Eleitos
Conselho de Administração (2023-2026)
Diretor-Presidente: Irineo da Costa Rodrigues – Matelândia
Diretor 1° Vice-Presidente: Diogo Sezar de Mattia – São Miguel do Iguaçu
Diretor 2° Vice-Presidente: Urbano Inacio Frey – Itaipulândia
Conselheiros de Administração
Simoni Tessaro Niehues – Serranópolis do Iguaçu
Adriano José Finger – São Roque – Santa Helena
André Luiz Périco – São Miguel do Iguaçu
Michael Adriano Rosso – Santa Helena
José Carlos Colombari – São Miguel do Iguaçu
Jakson Demétrio Lamin – Matelândia
CONSELHO FISCAL:
Efetivos:
Evandro Scheid Behenck – Santa Terezinha de Itaipu
Douglas Castro Taube – Missal
Jackson Holler – São Miguel do Iguaçu
Suplentes:
Vanessa Anderson – Matelândia
Alfonso Pedro Eidt – Ponta Porã
Diego Engelmann – Itaipulândia