Um grupo de gestores da Castrolanda deu início às capacitações sobre práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) promovidas pelo Sescoop/PR em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O programa ESG+Coop é uma forma de atuação para estimular que cooperativas ampliem atuações que levem em conta os aspectos econômicos, a sustentabilidade ambiental dos negócios, a preocupação com o impacto social e os mecanismos de governança pautados na ética e na transparência.
A Castrolanda participará dos encontros ao longo dos próximos meses, em rodadas que envolvem uma série de lideranças e colaboradores. O objetivo é treinar as pessoas para que elas contribuam com o desenvolvimento das ações de ESG dentro da cooperativa.
O grupo inicial foi formado pelo presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, pelo vice-presidente do Conselho de Administração, Armando Carvalho Filho, pelo diretor-executivo, Seung Lee, por gerentes-executivos das áreas de negócio e por representantes do Sescoop/PR. O encontro foi ministrado pela professora Dulce Benke – especialista convidada da Escola de Negócios da PUCPR.
PRC200 – O programa ESG+COOP integra o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200) – nome dado ao planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. A organização das ações de ESG junto às cooperativas foi uma demanda identificada durante a construção do planejamento.