Para a safra 22/23, estimativa é de 50 mil hectares de soja e milho, novos investimentos e a construção da sua primeira loja agropecuária no Estado
Há seis anos no Tocantins, a Frísia apresenta um crescimento em números de cooperados, áreas de atuação e unidades no Estado. Esse trabalho se deve à aplicação do “Planejamento Estratégico Rumo aos 100 anos”, que conduz as ações da cooperativa visando gerar maior rentabilidade aos cooperados. Na safra 22/23, a cooperativa estima uma área total de 50 mil hectares, sendo 35 mil de soja e 15 mil da safrinha de milho – em 2016, ano da chegada, eram menos de 4 mil hectares de área total.
Erica Lima é coordenadora Comercial da Frísia no Tocantins e acompanhou a instalação do primeiro entreposto da cooperativa no Estado, em Paraíso do Tocantins. O município está distante cerca de 60 km de Palmas e conta com uma ampla estrutura de recebimento de grãos, além de um campo demonstrativo experimental – com o apoio da Fundação ABC. Somada ao entreposto, que tem capacidade atual de 42 mil toneladas de armazenamento, será realizada até o fim de setembro a inauguração da primeira loja agropecuária da Frísia no Estado.
“Vamos inaugurar uma loja agropecuária, o que dará tranquilidade ao cooperado para o atendimento das suas necessidades, e promoverá todo o suporte técnico e comercial para auxiliá-lo a crescer e continuar se consolidando”, destaca Lima.
Números positivos – A Frísia conta atualmente com 134 cooperados (em 2016 eram somente 5) localizados em 22 municípios da região central do Tocantins. O objetivo, explica Lima, é expandir nos municípios onde a cooperativa está presente. “Já iniciamos estudos para futuros entrepostos em outros municípios de atuação.”
A recepção de grãos da Frísia no Estado apresentou um aumento de 51% em 2021 em relação ao ano anterior. Para elevar ainda mais esse número, a cooperativa aumentará o número de entrepostos, sendo o próximo em Dois Irmãos do Tocantins. Com capacidade de armazenamento de 21 mil toneladas de grãos, a unidade deverá atender uma região que conta com aproximadamente 45 mil hectares de área plantada, que envolve os municípios de Dois Irmãos do Tocantins, Araguacema, Abreulândia e Goianorte.
“Os números da cooperativa no Estado estão cada vez mais crescentes por a Frísia mostrar todo o seu conhecimento na agricultura e no cooperativismo. Os produtores das regiões onde ela está instalada veem que há um valor agregado na produção”, reforça a coordenadora.
“Com essa diversificação que a cooperativa traz de serviços prestados ao cooperado, fortalece os negócios da Frísia no Tocantins. Nossa consolidação de negócios, hoje, está em assistência técnica, comercialização de grãos e insumos, armazenamento e secador”, afirma Lima.
Sobre a Frísia – Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.