Frimesa é pioneira ao assumir metas de compliance e ESG

Compartilhe:

frimesa compromissos esg

Companhia divulgou o seu legado de responsabilidade e transparência em evento que reuniu 400 pessoas em Curitiba (PR).

 

O cooperativismo no estado do Paraná desempenha um papel vital na economia e na sociedade local, com a Frimesa Cooperativa Central se destacando como um exemplo de excelência e compromisso sustentável. Com 45 anos de trajetória no mercado, a Frimesa não apenas ampliou significativamente suas operações, abrangendo múltiplos estados da Federação, mas também fez história ao se tornar a primeira cooperativa a anunciar metas ESG para um futuro mais sustentável.

A Frimesa, que é reconhecida como uma das primeiras empresas no Paraná em abate de suínos pelo Ministério da Agricultura, continua firme em seu compromisso de fornecer produtos de excelência e segurança aos consumidores. Ao mesmo tempo, a cooperativa desempenha um papel crucial alinhado com os princípios fundamentais do cooperativismo.

O modelo cooperativo oferece uma série de vantagens sociais e econômicas. Através da colaboração e do compartilhamento de recursos, as cooperativas podem aproveitar a economia de escala, agregar valor à produção e promover uma competição justa no mercado. Esses fatores, por sua vez, têm um impacto direto na qualidade e no preço dos produtos disponibilizados ao consumidor final. Assim, as cooperativas desempenham um papel significativo em promover tanto o bem-estar econômico quanto social, proporcionando um caminho sólido em direção a um futuro mais equitativo e sustentável.

 

Legado de responsabilidade – A cooperativa anunciou em agosto, em um evento que reuniu mais de 400 pessoas em Curitiba, no Paraná, suas metas para impulsionar os critérios ESG, abrangendo a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa em todas as suas operações até 2040

Um exemplo tangível deste compromisso é a meta estabelecida de atingir 100% de rastreabilidade em sua cadeia de abastecimento até 2030. O objetivo reafirma o compromisso da empresa em compartilhar e documentar todo o percurso de qualidade que cada alimento percorre até chegar na mesa do consumidor.

Até 2025 – Além disso, tem como alvo estabelecer um Comitê de Sustentabilidade, implementar práticas de biossegurança em 80% das suas granjas para prevenir doenças, como a peste suína. Isso demonstra o compromisso da empresa em estar sempre preparada, mesmo que o país não tenha casos registrados.

A empresa busca também reduzir em 25% a gravidade dos acidentes, atingir um índice de reutilização de água de 10% e implementar diligência, gestão de riscos socioambientais e conformidade com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Outro importante meta é certificar todas as unidades fabris em bem-estar animal, demonstrando a preocupação da empresa com o tratamento ético e digno dos animais em sua cadeia de produção.

Até 2030 – Alcançar uma marca de 100% de rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos. Diminuir em 50% as ocorrências de acidentes de trabalho. Realizar auditorias abrangentes em 100% dos fornecedores críticos, abordando questões relacionadas aos direitos humanos, condições trabalhistas e impacto ambiental.

Reduzir o consumo de água nas operações industriais em 10%. Cumprir a meta de 95,7% de fontes de energia provenientes de recursos renováveis nas indústrias. Alcançar um sistema de logística reversa para embalagens, abrangendo 26% do total. Promover a presença de mulheres e outras minorias em cargos de gestão, buscando atingir 30% de representação.

Até 2040 – Alcançar a utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis em 50%. Atingir a neutralidade de carbono no escopo 1.

“Na Frimesa, acreditamos que o futuro da agricultura e da indústria está intrinsecamente ligado à responsabilidade socioambiental e à integridade nos negócios. Como presidente da Cooperativa, com uma trajetória de dedicação e compromisso, tenho a honra de liderar a primeira cooperativa a adotar de forma pioneira a diligência, gestão de riscos socioambientais e o compromisso com as práticas ESG. Estamos moldando um futuro mais sustentável para nossa comunidade e nossa indústria, onde o sucesso vai além dos números, e se traduz em um legado de responsabilidade e transparência”, finaliza Elias José Zydek, presidente Executivo da Frimesa Cooperativa Central e que é colaborador da Frimesa há 45 anos. Ele esteve envolvido ativamente no projeto de constituição da Central em 1977, quando fundada por quatro cooperativas no sudoeste do Paraná.

Reconhecimento – Após a divulgação de suas metas significativas em agosto, a Frimesa Cooperativa Central recebeu, em 5 de setembro, um reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná por se tornar a primeira cooperativa do Brasil a estabelecer um compromisso claro e mensurável para promover os critérios ESG. Esses critérios englobam um conjunto de ações e boas práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental, climática, social e à governança cooperativa em todas as suas operações até 2040, abordando assim questões relacionadas à responsabilidade social.

Sobre a Frimesa – Originária do Paraná, a Frimesa Cooperativa Central possui uma trajetória de 45 anos no mercado, durante os quais ampliou consideravelmente suas operações para abranger múltiplos estados da Federação. Além de estabelecer uma presença notável no mercado nacional, a cooperativa também expandiu suas atividades internacionalmente, efetuando a distribuição de seus produtos.

Atualmente, a empresa é composta por aproximadamente 11.300 mil colaboradores. No decorrer do ano de 2022, a Frimesa registrou um marcante incremento de 9,26% em seu faturamento em relação ao ano precedente, totalizando em R$ 5,5 bilhões. Simultaneamente, a empresa expandiu sua base de clientes ativos para um total de 47.994. Com esses resultados, a Frimesa reforça a sua posição como a quarta maior empresa de carne suína no Brasil e a 42ª marca com maior índice de consumo em todo o país, de acordo com a décima edição do Brand Footprint, um ranking desenvolvido pela Kantar que identifica as marcas preferidas dos consumidores brasileiros.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.