7 de fevereiro de 2024

Encontro sobre ESG reúne 50 cooperativas no Espaço Impulso

Na reunião, realizada no espaço do PTI no Show Rural Coopavel, foram apresentadas as ações do projeto Inovação Aberta em ASG – Ambiental, Social e Governança.

O Espaço Impulso, hub de inovação focado na demonstração e validação de novas tecnologias inovadoras para o agronegócio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Coopavel, sediou nesta terça-feira (06/02), um importante encontro com representantes de 50 cooperativas do Oeste do Paraná. A reunião, realizada durante o Show Rural Coopavel, uma das mais importantes feiras do agronegócio brasileiro, contou com a apresentação das ações do projeto Inovação Aberta em ASG – Ambiental, Social e Governança: setor agropecuário e estímulo a startups.

A Itaipu Binacional está investindo quase R$ 5 milhões na iniciativa, que tem vigência de 36 meses. Em parceria, o PTI será responsável pela execução do projeto, com uma contrapartida econômica de quase R$ 200 mil.

Na ocasião foram apresentadas as ações do projeto de Inovação Aberta em ASG – Ambiental, Social e Governança para as cadeias produtivas do Paraná e Sul do MS com a finalidade de abrir espaço para que os representantes participem ativamente na definição dos desafios a serem lançados para as startups, assim como do aprimoramento e da validação das soluções.

O propósito é trazer problemas reais, dores latentes desses mercados, possibilitando maiores chances de assertividade no desenvolvimento das soluções, aproximando o conhecimento e inovação ao bem-estar social. Com objetivo de promover a inovação na gestão sustentável dos recursos hídricos, energia, resíduos sólidos, efluentes e meio ambiente, desenvolver questões sociais e de gestão associados ao território do Paraná e Sul do MS (área de abrangência da Itaipu Binacional), tendo como base os princípios da ASG (do inglês Environmental, Social, and Corporate Governance – ESG).

O encontro contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; diretor de Coordenação da Binacional, Carlos Carboni; diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. A apresentação do projeto foi feita pelo engenheiro agrônomo da Itaipu Binacional André Watanabe e pelo diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda.

De acordo com Eduardo, o projeto propõe o fomento à inovação e a criação de um ambiente favorável às startups, como forma de estimular a fixação de recursos humanos que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional. Espera-se que as ações proporcionem a elevação dos indicadores socioeconômicos e ambientais e tragam impacto positivo não só em todo o território de abrangência, como também resultem em soluções aplicáveis a todo o território nacional.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.