Uma das mais antigas parceiras da feira, a instituição participará do evento deste ano com onze de suas unidades
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é uma das mais antigas parceiras do Show Rural Coopavel, um dos precursores entre os eventos de transferência de tecnologias para o campo do Brasil e do mundo. Em sua 34ª edição, a mostra de inovação e conhecimentos será de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná – km-577, da BR-277.
A Embrapa participa ativamente do Show Rural e, a exemplo do que fez em edições anteriores, trará várias novidades aos produtores rurais neste ano. A instituição fará o lançamento de duas cultivares de soja (BRS 546 e BRS 559RR) e duas de feijão (BRS FC310 e BRS FS311). Além disso, ela fará a apresentação oficial de um curso de educação a distância com foco em estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca.
Onze unidades da Embrapa estarão presentes no 34º Show Rural. São elas: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pantanal, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Soja e Embrapa Trigo.
Os lançamentos – A BRS 546 é uma soja convencional altamente produtiva e que permite a semeadura antecipada, viabilizando sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. Já a BRS 559RR é uma soja transgênica RR, com tolerância ao glifosato, portanto, pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Associada a essa característica, apresenta excelente potencial produtivo e estabilidade de produção no Paraná.
A cultivar BRS FC310 de feijão tem grãos do tipo carioca, ciclo semiprecoce (75-84 dias), excelente arquitetura e resistência moderada às bacterioses importantes à cultura do feijoeiro. Por sua vez, a BRS FS311 é uma cultivar de feijoeiro-comum do grupo rajado com alto potencial produtivo e grãos graúdos. Apresenta ainda ciclo semiprecoce, moderada resistência à antracnose e ao fusarium oxysporum e arquitetura ereta, que confere possibilidade de colheita mecânica direta.
Biosseguridade – A Embrapa trará novidades também sobre biossegurança para granjas de suínos. Elas vão ser apresentadas na vitrine tecnológica mantida pela empresa. Quem visitar o estande dela também terá acesso a informações sobre milho, sorgo e fruticultura.
Em atenção às medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades, o evento acontecerá em uma área de 720 mil metros quadrados. “Praticamente a totalidade das atrações e atividades serão em espaços abertos e arejados”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Os visitantes terão que usar máscara no parque, que contará com inúmeros pontos de distribuição de álcool em gel.