A edição 2023 do Dia de Campo da Lar Cooperativa, realizada de 17 a 19 de janeiro na Unidade Tecnológica Lar em Medianeira (PR), foi encerrada com grande êxito e com o maior público participante já registrado no tradicional evento, que trouxe como tema “Mais próximos, mais conectados”. Mesmo com chuva nos dois primeiros dias, os mais de 3.500 associados e clientes vieram de todas as unidades de atuação da Lar no Oeste e no Norte do Paraná e também do Paraguai. Durante três dias, puderam visitar 37 áreas demonstrativas de cultivares apresentadas pelos técnicos da cooperativa, bem como 39 estandes das empresas parceiras agrícolas e agropecuárias nos 30 mil metros quadrados de área.
Conforme o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues: “Esse dia de campo teve o objetivo de conectar e de aproximar, esse inclusive é o apelo do evento, trazendo as soluções para aquilo que nós fazemos na região, o que plantamos, a forma que plantamos, os cuidados com a nutrição do solo, com o uso correto de defensivos, as novas tecnologias, novas moléculas, novas variedades e também as máquinas. Então, ao final destes três dias, certamente quem veio aqui vai ter o conhecimento para planejar o próximo plantio”.
As áreas de negócios da cooperativa também estiveram presentes de forma efetiva como a Lar Máquinas com amplo portfólio das suas principais marcas e a mais nova parceria com drones de aplicação; a Lar Credi, trazendo mais uma novidade que é a Lar Coop Corretora de Seguros, Lar Foods e um novo espaço desta edição que foi a tenda de Inovação, trazendo expositores de tecnologias voltadas ao campo.
Nas tendas técnicas, a apresentação do Programa de Tecnologia de Aplicação liderado pela Lar em parceria com Yara, demonstrando com simuladores aspectos que influenciam na efetividade das aplicações de defensivos e disponibilizando digitalmente manuais informativos e de boas práticas. Outro assunto de destaque foi o espaço para apresentação do programa de agricultura de precisão da Lar Cooperativa em parceria com Laboratório Agronômico, o Sistema de Manejo de Solos Lar, demonstrando resultados do primeiro ano de trabalho, com as análises efetuadas dentro da região da Lar, enfatizando fatores de maior impacto na produtividade regional.
Outros três espaços destinados a estudo e pesquisa contaram com a parceria do IDR-Paraná trazendo demonstrações e conhecimento a respeito de rotação de cultura, plantas de cobertura e sobre a conservação de água e solo; também a parceria com a UEM – Universidade Estadual de Maringá trazendo o ensaio sobre nutrição de plantas.
O superintendente de Negócios Agrícolas da Lar, Vandeir Conrad, reiterou: “O dia de campo da Lar marca o primeiro grande evento do ano. Então, é importante que nós tenhamos esse apoio do público associado, que nós possamos mostrar todas as inovações, todas as transformações que ocorreram ou que estão ocorrendo na agricultura brasileira”.
Todos os dias, a abertura foi realizada no Lar Centro de Eventos com a presença da diretoria executiva, liderança e superintendência da Lar além de líderes governamentais e políticos, associados, parceiros, funcionários da cooperativa e imprensa. O primeiro dia, dedicado ao público feminino, recebeu mais de 800 mulheres na palestra com Roberta Paffaro, que abordou o assunto “Mulher: o pilar para a transformação do agronegócio”. O segundo e o terceiro dia foram marcados pela apresentação do gerente da Divisão de Insumos da Lar Ramiro Criveletto, trazendo um alinhamento das ações técnicas voltadas ao agro frente aos desafios presentes e futuros. “A Lar se posiciona sendo braço direito do produtor, já que a nossa missão é viabilizar a propriedade agrícola, então nós estamos aqui para mostrar os nossos serviços, o nosso portfólio, junto aos nossos parceiros, trazendo temas relevantes”, afirmou Criveletto.
O Dia de Campo da Lar marca o início de mais um ano e diante da resposta do associado ao convite, fica ainda mais evidente o elo com a cooperativa, que busca sempre reafirmar seu compromisso com a evolução e eficácia produtiva, trazendo informação, conhecimento e soluções.
Para o associado Osvaldo Del Castanhel Júnior, de São Miguel do Iguaçu (PR), a Lar está no caminho certo, cada vez expandindo mais. “Acredito que hoje o agricultor, vindo até aqui e vendo essa estrutura montada para ele, o encoraja a trabalhar mais ainda com a Lar”, acrescenta Castanhel.