21 de outubro de 2022

Dia de Campo da Cotrijal orienta produtor sobre cultivares e manejo

Qualificar a tomada de decisão dos produtores está entre as principais missões dos profissionais técnicos da Cotrijal. Uma prova disso foi a realização de dias de campo de inverno, atividades que já fazem parte do calendário oficial da cooperativa e que neste ano tiveram como foco a apresentação de novos materiais de trigo, cevada e triticale, detalhes para uma aplicação de defensivos cada vez mais assertiva, manejos para o controle de plantas invasoras e cuidados com o solo.

“Além do contato com outros produtores e a troca de experiências, podemos ver in loco o desenvolvimento da lavoura e os manejos utilizados. Uma ótima oportunidade também para já definirmos os próximos investimentos de inverno”, comentou o produtor Rogério Poles, de Colorado (RS), que participou do Dia de Campo em Não-Me-Toque (RS), em 14 de outubro.

Para essa temporada de inverno, o Departamento Técnico da Cotrijal organizou eventos regionalizados, com o objetivo de explorar as características de cada região e mostrar o melhor desempenho das cultivares de trigo.

O superintendente de Produção Vegetal da cooperativa, Gelson Melo de Lima, avalia que o volume de informações que surgem na agricultura é muito grande e dinâmico, um verdadeiro desafio. “Cabe a nós, como cooperativa, aproximar o produtor dessas informações e assim qualificar a tomada de decisões e ouvir também dos produtores as principais limitações e desafios, para juntos alcançarmos melhores caminhos na atividade”, comentou.

O Dia de Campo Cotrijal – Inverno trabalhou nesta temporada o tema “Conhecimento para você colher os melhores resultados” e seguirá com algumas ações pontuais nas unidades da cooperativa.

Para Ricardo José Fath, de Não-Me-Toque, é sempre bom o produtor ter condições de se atualizar e ver materiais que poderão ser utilizados na próxima safra, com possibilidade de aumento de produtividade. “A Cotrijal nos apresenta opções de cultivares com bom desempenho no campo, sanidade e que vão agregar muito mais valor em nossa propriedade”, explicou.

De olho no mercado – Uma das estações do Dia de Campo de Inverno teve como foco as movimentações do mercado de trigo. Coordenada pelo Departamento Comercial da cooperativa, a apresentação chamou a atenção dos produtores.

“O Rio Grande do Sul está na eminência de colher a maior safra de trigo da história, e com isso teremos um grande excedente de produção, que não será absorvido pelos moinhos, ou seja, precisa ser exportado. Temos que ficar atentos à janela de exportação deste produto, que, infelizmente, é curta. Vai até o porto começar a receber a safra de verão. Não podemos perder o time para esse excedente”, declarou o gerente Comercial Grãos da Cotrijal, Luis Cláudio Gomes.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.