Dois aviários climatizados construídos pela C.Vale foram utilizados para receber produtores e outros visitantes durante o Dia de Verão da cooperativa em Palotina (PR). Dentro das estruturas, grande número de empresas do segmento apresentaram seus produtos e serviços sob temperaturas bem mais amenas que as do exterior, reproduzindo o ambiente confortável que os aviários fornecem aos frangos.
Próximo aos aviários, tilápias eram mantidas em aquários e também serviam de atrativo aos visitantes. Frangos e peixes são dois dos segmentos em que a C.Vale aposta para ampliar sua industrialização, que, atualmente, está em 615 mil frangos/dia e 165 mil tilápias/dia.
Durante o evento foram premiados os melhores produtores de frango de 2022, os melhores assistentes técnicos e a melhor equipe de apanhadores de frango.
A primeira edição do evento no novo local, já que o anterior está dando lugar às obras da esmagadora de soja, registrou presença superior a 17 mil participantes, de 10 a 12 de janeiro. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, considerou “surpreendente” a presença de público no evento. “A expectativa foi ultrapassada pela presença de produtores, visitantes e empresas com vontade de investir em estandes”, avaliou. Para a edição de 2024, os acessos e parte das ruas internas do Campo Experimental estarão asfaltados.
Só o segundo dia do evento atraiu 8 mil visitantes nesta quarta-feira (11/01). Muitos produtores optaram por levar as famílias ao Campo Experimental, em Palotina. Italino Benetti a esposa Zenir, de Palotina, tiraram a terça-feira para passear com os netos Brenda, Maria Helena, Eduarda e João Pedro. “A gente aprende bastante e leva para a propriedade”, resume Zenir. Nesta quinta (12/01), Italino volta ao campo para conhecer com mais detalhes sobre variedades de soja e híbridos de milho para as próximas safras.
Os Haffeman, de Assis Chateaubriand, participaram do Dia de Campo para conhecer novas tecnologias em soja e milho. Taís estava acompanhada do marido Vanildo e dos filhos Fabiano e Renan. “A gente quer que os filhos gostem da atividade”, argumentou a produtora. Vanildo entende que “o agricultor precisa estar por dentro das novidades”.
A venda de peças, acessórios e utilidades domésticas em condições especiais também despertou bastante interesse dos visitantes.