O auditório da Cotrijal em Soledade foi sede nesta quinta-feira (06/10) da formatura do curso de Serviços de Supermercado do Programa Aprendiz Cooperativo, envolvendo Ocergs/Sescoop, Cotrijal e Coeducars. Ao todo, dez jovens concluíram o programa após 17 meses de curso, que teve aulas teóricas e práticas.
A coordenadora de projetos da Coeducars, Cristiane Fagundes, afirmou que o programa, além de formar cidadãos, também é voltado para o disputado mercado de trabalho. “Esta turma é atípica. Ela passou pela pandemia, com aulas presenciais e depois online, e ainda teve o processo de incorporação, mas tudo isso foi superado. Eles souberam ser protagonistas”, finaliza.
A aluna Laura Machado Schroeder destacou o aprendizado que adquiriu durante o curso e o recomenda para que demais jovens possam participar das próximas turmas. “Eu digo para que se arrisquem, participem com vontade, que com certeza os frutos serão colhidos”, pontua.
Orador da turma, o aluno Émerson Garcia Ufe afirmou que foi uma experiência única o e que ele fará toda a diferença na sua vida. “Aprendi muito e também como devemos ser no mercado de trabalho. Valeu muito a pena”, cita Émerson.
O Programa Aprendiz Cooperativo tem por objetivo ensinar e preparar o jovem, na faixa etária dos 14 aos 24 anos, para o início da vida profissional, dentro de uma visão técnica, ética e cidadã, despertando nestes jovens um espírito de cooperativismo, proatividade e de empreendedorismo, assim, oportunizando a inserção deles no mercado de trabalho.