A Coplacana inaugurou uma filial em Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, e a nova unidade reforça o plano de expansão da cooperativa, que enxerga o município como um potencial centro para a produção de algodão, cana-de-açúcar e grãos. No início de 2021, a Coplacana e a Prefeitura de Costa Rica confirmaram que o município receberia uma nova filial. Logo em seguida, os trabalhos foram iniciados. Um jantar marcou a inauguração da unidade.
A cerimônia iniciou com a benção do padre Kelson Malaquias e na sequência aconteceu o desenlace da fita ao lado da diretoria da Coplacana. Entre os representantes da cooperativa estavam presentes Arnaldo Bortoletto (presidente), José Coral (vice-presidente), Marcos Farhat (diretor administrativo), Roberto Rossi (Diretor de Negócios), Fabio Veloso (diretor de operações), Fábio Peres dos Reis (Gerente da Unidade), Fernando Dezen (Gerente de Varejo). Entre das autoridades locais estavam o o prefeito Cleverson Alves dos Santos e o vice-prefeito Roni Costa.
A diversificação de culturas é assunto cotidiano da cooperativa e por buscar cada vez estar mais próximo dos clientes e cooperados, ampliar a região de atuação é de extrema importância. “O papel da Coplacana é olhar para o cooperado e buscar as melhores soluções para aumentar a produtividade. Quando recebemos o convite do prefeito Cleverson Alves dos Santos, avaliamos como uma oportunidade para o município e para os nossos futuros cooperados”, explicou Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana.
A nova unidade conta com 300 m² de loja e depósito com 1.200 m² de área e fica instalada na Avenida Sebastião Paes Ananias, uma das principais vias da cidade para facilitar o acesso dos cooperados e clientes à nova unidade.
“Fornecer serviços e produtos de excelência, gerando valores aos nossos cooperados e à sociedade de um modo geral é o nosso papel. A nova unidade vai atender as necessidades dos cooperados, que vão encontrar aqui na nossa loja, ótimas condições de negócios, insumos, defensivos, fertilizantes, implementos agrícolas, agricultura de precisão e calor humano. É assim que a Coplacana trabalha e também assim é a sua essência”, reforçou José Coral, vice-presidente da cooperativa.
“Crescimento é diferente de desenvolvimento econômico, pois desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas e da sociedade em geral. Nosso papel foi abrir as portas da cidade para novos empreendimentos empresariais e a Coplacana é uma oportunidade para gerar renda e novas oportunidades de empregos”, reforçou Cleverson Alves dos Santos, prefeito de Costa Rica.
Em seu pronunciamento, o prefeito adiantou que em breve a parceria com a cooperativa irá gerar novos negócios. Cooperativa e município avaliam a possibilidade da abertura de uma fábrica de rações, uma nova unidade de silo e outros investimentos que vão influenciar para que Coplacana e o município prosperem juntos.
Na ocasião da inauguração, o vereador Evaldo Paulino Garcia, representando a Câmara de Vereadores, reforçou a satisfação de ter sido atendido pelos diretores da cooperativa, quando buscou a instituição para fazer o convite para instalar uma unidade no município. “Muito obrigado por estar contemplando nossa cidade com essa instalação, e contribuindo com a geração de emprego e renda, por atender principalmente aos pequenos produtores rurais”, agradeceu o vereador.
Diretores da cooperativa e autoridades ressaltaram a importância da parceria com o município e como foi essencial a comunidade local ter dado o primeiro passo para estreitar os laços com a cooperativa. Existia um trabalho interno da Coplacana em encontrar um município no Mato Grosso do Sul para instalar uma nova unidade e a aproximação das autoridades locais influenciou positivamente para escolha da cidade