Competição é considerada o maior evento esportivo rural do Brasil. Cerimonial teve até chama olímpica.
Com a presença de um grande público e a forte integração entre os cooperados, familiares e convidados de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, a festa da Copa Coamo foi realizada no último sábado, 29 de julho, na sede da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam), em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O evento consagrou as equipes Maracaju, do Mato Grosso do Sul, e Linha Lageado, de Vila Nova, do Oeste do Paraná, como campeões no vôlei e no futebol, respectivamente, na edição 2023 do maior evento esportivo rural do Brasil.
Após mais de 80 jogos durante o dia nas duas quadras de vôlei de areia e nos cinco campos de futebol na Arcam, foram conhecidos os campeões da fase final da Copa Coamo de Cooperados 2023. No vôlei de areia, a equipe Maracaju, de Maracaju, do Mato Grosso do Sul, venceu o Amargoso Voleibol, de Pitanga, e ficou com o título. Na decisão pelo terceiro lugar, As Patroas, de Engenheiro Beltrão, derrotaram a equipe Força Tarefa, de Araruna.
No futebol, o time Agro Amigos, de Cândido de Abreu, perdeu a decisão do terceiro lugar para o Entre Amigos, de Boa Ventura de São Roque. E o título de campeão foi decidido nos pênaltis com vitória do Linha Lageado, de Vila Nova, distrito de Toledo, do Oeste do Paraná, sobre o U.T.I. – Amigos do Vikinho, de Pitanga.
“Foi uma grande festa esportiva e social, a melhor de todas as 16 Copas Coamo nesses 30 anos do início deste excelente programa de esporte, lazer e integração cooperativista. Foi um evento perfeito desde as 32 etapas regionais até chegar nesta grande final com muita união, espírito esportivo e uma excelente organização e dedicação de centenas de voluntários, porque os nossos cooperados merecem”, comemora o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.
A festa da final foi iniciada com um belíssimo cerimonial que encantou o grande público no ginásio da Arcam. A entrada e desfile dos times campeões regionais finalistas no vôlei e no futebol foi um destaque à parte.
Antecedendo a entrada de cada uma das setes etapas regionais, foi apresentada uma mensagem por meio de vídeos mostrando setes competências, forças e habilidades que constroem e desenvolvem o cooperativismo.
A entrada da chama olímpica foi feita pelo atleta de Campo Mourão Jacidio Sambati Júnior, que acendeu a pira dos jogos. Já o juramento dos atletas foi realizado por Jandira Schuster, de Manoel Ribas, representando as mulheres que participaram das 264 equipes no vôlei de areia feminino.
“A alegria dos cooperados e familiares foi muito grande e esse é o verdadeiro espírito da Copa Coamo, que fortalece e ao mesmo tempo aumenta os laços de amizade entre a família Coamo. A Copa Coamo voltou com muito mais força, com excelente repercussão e participação dos nossos cooperados”, explica o idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini.