A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) inicia amanhã (01/03) a edição 2022 da Feira do Cerrado, que assim como no ano passado será realizada em formato 100% digital por conta da pandemia. O evento é mais uma oportunidade para o cafeicultor realizar grandes negócios, já que a Cooxupé se preparou adquirindo produtos para estoque e entrega imediata.
Assim como a Femagri, também outro evento tradicional do cenário da cafeicultura, cooperados que estavam acostumados à versão presencial das feiras aos poucos se familiarizam com a versão digital e se adaptam a nova maneira de acesso a produtos, novidades e tecnologias.
De acordo com Elmo Donizetti de Cístolo, gerente de planejamento, administração e serviços da Cooxupé, a preparação da cooperativa diante da necessidade de formatar o evento on-line garante a eficiência necessária à distância.
“Não há dúvidas de que as plataformas virtuais vieram para ficar. Por isso, entendemos que as feiras digitais são mais uma ferramenta de acesso aos produtores rurais”, diz. “Temos a certeza de levar aos nossos cooperados os mesmos conteúdos dos eventos presenciais”, completa.
A Feira do Cerrado preparou muitas novidades aos cooperados. Serão 85 empresas participantes e um portfólio de cerca de 9 mil itens disponíveis para venda, em condições comerciais atrativas e exclusivas. São oportunidades que possibilitam mais sustentabilidade, dinamismo e modernidade na atividade do produtor de café, como colhedoras de café, pulverizadores, irrigação, agricultura de precisão, projetos de terreiro de café, entre outras.
Como participar – Para acessar a Feira do Cerrado, o cooperado deve baixar o aplicativo da Cooxupé, disponível para Android e IOS gratuitamente, ou buscar atendimento em seus respectivos núcleos da cooperativa.
Por meio do app Cooxupé, o cooperado tem acesso a todas as empresas participantes da Feira do Cerrado e, também, a todos os produtos, imagens e especificações técnicas.
“Tendo o interesse em adquirir qualquer item, o produtor solicitará um orçamento no próprio APP. A ferramenta imediatamente enviará uma solicitação para a equipe de vendas, que entrará em contato com o cooperado para passar todas as informações comerciais”, explica o supervisor de máquinas da Cooxupé, Douglas Ferreira.
Para os atendimentos nos Núcleos da Cooxupé, a equipe de vendedores receberá os cooperados em horário comercial, seguindo todos os protocolos sanitários.
O produtor poderá efetuar a sua compra por meio da operação Barter, cujo café vira “moeda” de pagamento.
Destaques – Os cooperados poderão conhecer mais detalhes da tecnologia de uma selecionadora eletrônica de café, única que possui sistema óptico full color de alta resolução. Quando um grão defeituoso é identificado, ele é removido do fluxo da selecionadora por uma ejeção de ar comprimido.
Outra novidade é uma máquina 2 em 1, que centrifuga e transporta em fluxo contínuo todos os tipos de cafés que são processados na via úmida, deixando os enxutos para os processos seguintes de secagem. Trata-se de um equipamento versátil, de fácil instalação e integração à estrutura pré-existente, não requerendo obra civil.