Começa amanhã (23/02) e vai até sábado (25/02) a 19ª edição do Campo Agroacelerador da Cooperja, considerado o maior dia de campo do agronegócio do sul de Santa Catarina. E o evento vem com uma novidade, que são os três dias de realização e não mais dois dias, como foi até então. O dia de campo é realizado em uma área própria da cooperativa, no CDC em Jacinto Machado (SC).
O tema deste ano é “Cultivando Novos Tempos”, e a abordagem faz referência ao jovem no campo, sucessão familiar, gestão da propriedade e diversificação de culturas. A cooperativa quer destacar cada vez mais este processo tão atual e importante na propriedade. O diálogo e entendimento seguro entre diferentes gerações.
Segundo o gerente do campo da cooperativa, Jian Izidro de Borba, com relação ao aumento dos dias do evento, já era uma solicitação e uma vontade da direção de estender ao final de semana. “Muitos produtores têm manejos e outros compromissos nestes dias, e também por ser no meio da semana o público da cidade não conseguia participar. Agora temos uma oportunidade a mais para quem ainda não conhece, conhecer, e as demais pessoas trazerem suas famílias e participar com a gente”, explica Izidro.
No CDC está sendo conduzidas e implantadas as vitrines tecnológicas onde serão apresentados os manejos, resultados de pesquisa, diversificação, lançamento de tecnologias e genéticas, para que o associado, produtor e visitante possa levar conhecimento e informações para a sua propriedade.
Serão apresentadas mais de 120 vitrines tecnológicas instaladas em arroz, soja, milho, soja na várzea, banana, maracujá, hortaliças, pitaya, lúpulo, pastagens, plantas bioativas, e vitrines de exposição de animais, máquinas, equipamentos e veículos.
O objetivo do dia de campo é atualizar e capacitar o agricultor através de informações técnicas, manejo, pesquisa, e apresentar as potencialidades do agronegócio, troca de experiências possibilitando maior transferência de tecnologias, direcionando ao aumento da produtividade, gestão da propriedade, diversificação nos sistemas de produção, rentabilidade e melhor qualidade de vida.
A programação diversificada do dia de campo atende todo o público, associados, família, produtores, técnicos, estudantes, visitantes, pesquisadores e autoridades.
Confira algumas atividades:
– 5º Fórum do Arroz
– Apresentação cultivares de arroz da Epagri
– Mais de 85 empresas e instituições de pesquisa participantes
– Novas cultivares de soja para áreas de várzea
– Cultivares lançamento de arroz da EMBRAPA.
– Lançamento de híbridos de milho.
– Novo sistema de produção em arroz Provisia
– Tecnologias para controle de plantas daninhas em soja
– Apresentação cultivares de arroz IRGA
– Startups: Tecnologias e conectividade para o agronegócio
– Dinâmicas e apresentação de máquinas e equipamentos.
– Hortaliças de verão no litoral Sul
– Campo Agrostológico de pastagem
– Hortaliças em cultivo protegido
– Vitrine tecnológica de cultivares de pitaya
– Exposição de animais: Gado de corte e leite, equinos, caprinos, aves, piscicultura e animais pets.
– 8° Feira da Agricultura Familiar.
O Campo Agroacelerador está à disposição, de todos visitantes, é gratuito, com informações de qualidade, transferência de tecnologias e conhecimento.