Será aberta nesta quarta-feira (15/02), em Pinhalzinho, no oeste catarinense, a 24ª edição do Itaipu Rural Show da Cooperitaipu. O evento prossegue até o dia 18 de fevereiro (sábado), com palestras e debates sobre temas relevantes para o agronegócio catarinense. A programação será realizada no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, no Km 580 da BR-282.
A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem a feira nestes quatro dias de muita troca de conhecimento. O Itaipu Rural Show surgiu da necessidade de agregar informações pertinentes e aplicáveis ao modelo de agricultura de Santa Catarina. Vontade é disseminar novas tecnologias para pequenos e médios produtores que não eram contemplados. A primeira edição do evento aconteceu em 1999. O evento é realizado todos os anos e tem quatro dias de duração.
A parceria sólida da Cooperitaipu com seus fornecedores leva aos produtores e associados um mix de opções variadas e modernas ligadas ao agronegócio. O Itaipu Rural Show é uma vitrine das novas tecnologias e, se destaca também pela troca de conhecimento, com mais de 60 palestras e minicursos programados.
Os visitantes encontrarão as últimas novidades e tecnologias nas áreas da agricultura, bovinocultura de leite, máquinas, equipamentos agrícolas, nutrição e medicamentos. Novidades do Agro 4.0 serão mostrados pelas maiores empresas do mundo. Serão mais de 300 empresas expondo seus produtos e serviços.
Nesta edição teremos 34 empresas de sementes, adubos e defensivos demonstrando seu mix de produtos, além da equipe técnica da Cooperitaipu apresentando as ações realizadas e os resultados dos cultivares e trabalhos realizados com diferentes culturas.
Na linha de máquinas, equipamentos e veículos também haverá uma grande variedade de marcas presentes (serão mais de 60 empresas deste setor). Para o setor leiteiro haverá cerca de 45 expositores. Na área de suínos 20 expositores mostraram produtos e serviços, assim como 20 expositores no setor de aves.
Entre empresas de nutrição e medicamentos, energia, alimentação, agência bancárias e cooperativas de crédito e de segmentos diversos são mais de 80 expositores.
A Cooperitaipu terá Loja Agropecuária, Loja de Departamentos e Loja de Implementos e Máquinas Agrícolas completas com ampla quantidade de produtos com promoções especiais durante o evento.
O Itaipu Rural Show é protagonista no processo de aprimoramento das propriedades rurais. A cada edição, inovações são introduzidas, buscando sempre colocar a disposição produtos e serviços que serão essenciais para o dia a dia do produtor.
Senar/SC – Além de parceiro e patrocinador da realização do evento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) contará com um estande para receber produtores rurais e visitantes em geral, que terão a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos.
No espaço haverá exposição das ações desenvolvidas pelo Sistema Faesc/Senar-SC, tais como o trabalho da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de corte e leite e ovinocultura, além das ações desenvolvidas na apicultura e os cursos gratuitos destinados à qualificação dos produtores rurais.
A qualificação da ATeG oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Desde 2016, o programa capacitou mais de 10.200 produtores rurais de vários segmentos em 284 municípios.
Programação geral – A abertura dos portões ocorrerá diariamente às 8h30 e as atividades seguem até as 19h com visitação em todos os setores. A abertura oficial da feira será às 10h30, na Praça de Alimentação. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, representará o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo. Às 14h30 haverá palestra sobre “Economia e Agronegócio: o que vem por aí?”, com Kellen Severo.
Na quinta-feira (16/02), a programação de palestras será extensa. A primeira acontece às 10h com o tema “Tendências do Setor Avícola”, com Delair Bolis. Às 14h, haverá palestra sobre “Cria e Recria de Bezerros”, com Cristiane Azevedo.
Já no terceiro dia, (sexta-feira, 17/02), a partir das 10h, palestra com Marcelo Mello, com a temática “Precificação e Mercado de Fertilizantes”. Já às 14h, inicia palestra com Luiz Felipe Caron sobre suínos. Às 13h30 será iniciado o julgamento ranqueado de animais jovens das raças Jersey e Holandês, na pista de desfile e julgamento.
No sábado (18/02), último dia de exposição, às 10h ocorrerá palestra especial para o público feminino com Neidi Cassol abordando o tema “Mulheres que fazem a diferença”. Às 13h30 haverá a premiação das grandes campeãs do Torneio Leiteiro, na pista de desfiles e julgamentos. Todas as palestras acontecem no auditório principal, no pavilhão 01, junto a Comissão Central Organizadora.