Ferocitrus Furão permite monitorar e controlar a presença do bicho-furão no pomar, evitando aplicações desnecessárias e prevenindo infestações que possam causar prejuízos ao citricultor.
Os ataques de bicho-furão e mosca das frutas foram as principais causas da queda de frutos na safra 2022/23 de laranja, à frente de greening, leprose, pinta preta e cancro cítrico. Juntos, bicho-furão e mosca das frutas foram responsáveis por 6,27% da queda de frutos, aumento de 11,5% em relação à safra 2021/22, segundo dados do relatório da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).
Para redução dos prejuízos, o monitoramento de pragas com armadilhas é um aliado importante dos citricultores. A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, oferece aos produtores rurais, a tecnologia Ferocitrus Furão, que permite o monitoramento da presença do inseto no pomar antes que ele cause danos.
Ferocitrus Furão consiste em um kit com uma armadilha delta e uma pastilha com feromônio atrativo do bicho-furão. Instalada nos pomares de citros, a pastilha libera continuamente a substância química semelhante àquela produzida pelas fêmeas do bicho-furão, que atrai os machos para o acasalamento. Ao entrar em contato com as paredes revestidas com cola da armadilha delta, as mariposas ficam presas, permitindo a contagem de insetos encontrados.
De acordo com o número de mariposas capturadas semanalmente, deve-se ou não entrar com o controle químico/biológico na área para controle da praga. Dessa forma, com a armadilha, evitam-se aplicações desnecessárias e inicia-se o controle no momento adequado, impedindo que atinjam o nível de dano econômico. Cada armadilha tem ação de 30 dias.
Os citricultores interessados em mais informações sobre a tecnologia do Ferocitrus Furão devem entrar em contato com a unidade da Coopercitrus mais próxima.
A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 39 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.