16 de fevereiro de 2022

Cooperativas discutem como captar recursos para projetos de longo prazo

Cerca de 50 lideranças de cooperativas paranaenses participaram virtualmente na manhã desta terça-feira, (15/02), do primeiro encontro do Projeto 2, Desenvolvimento Econômico e Financeiro, que integra um dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo, o PRC200. Este grupo de trabalho tem por objetivo buscar o desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense nos próximos anos, para que o setor atinja um faturamento de R$ 200 bilhões anuais.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que fez uma rápida apresentação do PRC200 aos presentes e detalhou cada um dos 20 projetos que constam do planejamento estratégico. Segundo ele, este é um dos principais projetos, que por si só se justifica, porque as cooperativas demandam recursos para capitalização e financiamento dos seus investimentos de longo prazo. Na sua grande maioria, não dispõem de capital próprio suficiente para aplicar em giro e em projetos de investimentos.

O Projeto 2 propõe fortalecer mecanismos para manter o crédito rural, aperfeiçoar os títulos (papéis), mecanismos existentes de captação de recursos para giro e financiar investimentos de longo prazo; aperfeiçoar estratégias de capitalização das cooperativas e desenvolver modelo de captação de recursos e financiamento de investimentos das cooperativas.

Para o presidente da cooperativa Bom Jesus e coordenador do ramo agropecuário da OCB, Luiz Roberto Baggio, o projeto é de extrema importância. “O grupo terá muito desafios pela frente, para encontrar melhorias e fortalecimentos dos mecanismos existentes de captação de recursos, bem como desenvolver inovações junto ao mercado de capitais que possam atender adequadamente as demandas de investimentos das cooperativas”, frisou.

Durante o encontro, o coordenador do Projeto 02, Devair Mem, apresentou alguns detalhes da estrutura e da condução dos trabalhos. Na sequência, o consultor Ademiro Vian falou sobre algumas fases importantes que o projeto terá pela frente, destacando a importância de desenvolver instrumentos voltados ao mercado de capitais para atender as demandas das cooperativas. No evento, as lideranças presentes tiveram espaço para manifestações sobre suas necessidades e expectativas sobre esse projeto do PRC200.

Estrutura e objetivos – Atualmente, o projeto conta com 34 profissionais de 22 cooperativas agropecuárias e de crédito, 12 profissionais do Sistema Ocepar e OCB, e ainda conta com o apoio da Consultoria IBD Agro nos próximos seis meses. Entre os principais objetivos do Projeto 02, destacam-se: fortalecer os mecanismos junto à OCB e cooperativas para manter o Crédito Rural – MCR – nos moldes em vigência que tem sido fundamentais para as cooperativas e cooperados; aperfeiçoar mecanismos existentes de captação de recursos para giro e financiar investimentos de longo prazo por meio dos títulos e papéis existentes; aperfeiçoar mecanismos próprios de captação de recursos para financiar investimentos de longo prazo das cooperativas (Destinação de Resultados, Retenção da Produção, Fundos Rotativos) e inovação: desenvolver modelo de captação de recursos, financiamento de investimentos das cooperativas (SCD, SCFI, SEP, fintechs, plataformas de crowdfunding, entre outras.)

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.