Cooperativas discutem como captar recursos para projetos de longo prazo

Compartilhe:

ocepar financiamento de investimentos

Cerca de 50 lideranças de cooperativas paranaenses participaram virtualmente na manhã desta terça-feira, (15/02), do primeiro encontro do Projeto 2, Desenvolvimento Econômico e Financeiro, que integra um dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo, o PRC200. Este grupo de trabalho tem por objetivo buscar o desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense nos próximos anos, para que o setor atinja um faturamento de R$ 200 bilhões anuais.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que fez uma rápida apresentação do PRC200 aos presentes e detalhou cada um dos 20 projetos que constam do planejamento estratégico. Segundo ele, este é um dos principais projetos, que por si só se justifica, porque as cooperativas demandam recursos para capitalização e financiamento dos seus investimentos de longo prazo. Na sua grande maioria, não dispõem de capital próprio suficiente para aplicar em giro e em projetos de investimentos.

O Projeto 2 propõe fortalecer mecanismos para manter o crédito rural, aperfeiçoar os títulos (papéis), mecanismos existentes de captação de recursos para giro e financiar investimentos de longo prazo; aperfeiçoar estratégias de capitalização das cooperativas e desenvolver modelo de captação de recursos e financiamento de investimentos das cooperativas.

Para o presidente da cooperativa Bom Jesus e coordenador do ramo agropecuário da OCB, Luiz Roberto Baggio, o projeto é de extrema importância. “O grupo terá muito desafios pela frente, para encontrar melhorias e fortalecimentos dos mecanismos existentes de captação de recursos, bem como desenvolver inovações junto ao mercado de capitais que possam atender adequadamente as demandas de investimentos das cooperativas”, frisou.

Durante o encontro, o coordenador do Projeto 02, Devair Mem, apresentou alguns detalhes da estrutura e da condução dos trabalhos. Na sequência, o consultor Ademiro Vian falou sobre algumas fases importantes que o projeto terá pela frente, destacando a importância de desenvolver instrumentos voltados ao mercado de capitais para atender as demandas das cooperativas. No evento, as lideranças presentes tiveram espaço para manifestações sobre suas necessidades e expectativas sobre esse projeto do PRC200.

Estrutura e objetivos – Atualmente, o projeto conta com 34 profissionais de 22 cooperativas agropecuárias e de crédito, 12 profissionais do Sistema Ocepar e OCB, e ainda conta com o apoio da Consultoria IBD Agro nos próximos seis meses. Entre os principais objetivos do Projeto 02, destacam-se: fortalecer os mecanismos junto à OCB e cooperativas para manter o Crédito Rural – MCR – nos moldes em vigência que tem sido fundamentais para as cooperativas e cooperados; aperfeiçoar mecanismos existentes de captação de recursos para giro e financiar investimentos de longo prazo por meio dos títulos e papéis existentes; aperfeiçoar mecanismos próprios de captação de recursos para financiar investimentos de longo prazo das cooperativas (Destinação de Resultados, Retenção da Produção, Fundos Rotativos) e inovação: desenvolver modelo de captação de recursos, financiamento de investimentos das cooperativas (SCD, SCFI, SEP, fintechs, plataformas de crowdfunding, entre outras.)

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.