Cooperadas, gestoras de propriedade rural, colaboradoras e parceiras estiveram presentes no encontro, que teve como foco o aprimoramento das mulheres que gerenciam propriedades no Sul
A cooperativa Integrada, em parceria com a ADAMA, realizou no último mês evento voltado a mulheres do agro, reunindo 120 pessoas, entre cooperadas, gestoras de propriedade rural, colaboradoras e parceiras, em Londrina (PR). Com o nome Gestoras do Agro, o encontro teve como objetivo proporcionar a troca de ideias e experiências, criar e estreitar relacionamento e oportunidade de benchmarking entre as mulheres executivas do setor. “Para a Integrada, gerar esse vínculo e fidelização de mulheres cooperadas, esposas e filhas de associados bem como levar informações sobre agronegócio e gestão para cooperadas e seus familiares é primordial, contribuindo com o processo de sucessão familiar nas propriedades rurais, além de aprimorar o engajamento das mulheres gestoras com o mercado do agronegócio”, reforça Ligia Savioli (1ª FOTO INTERNA), analista de relacionamento da Integrada.
Durante o encontro, foram ministradas palestras de temas diversos, desde painéis técnicos sobre o mercado de fertilizantes e práticas de manejo para a safra 2023/2024, passando por temas como o mercado de commodities e sustentabilidade, palestras com histórias inspiradoras, como das cooperadas da Integrada Cristiane Faiolla, Catarina Gallerani e Luciana Pagotti. O evento contou ainda com a participação de Adriana Martello, coordenadora do curso de administração da PUC Paraná, que falou sobre o papel da mulher na gestão de negócios.
“O evento foi muito importante para todas ali presentes, com uma programação que trouxe assuntos relevantes para o mercado do agro, o que permitiu às mulheres aprofundarem seu conhecimento em assuntos técnicos, e, ao mesmo tempo, pode proporcionar uma reflexão sobre o papel que essas mulheres gestoras estão exercendo no agronegócio. Com o painel sobre histórias inspiradoras, elas perceberam que todas enfrentam desafios, medos, inseguranças e que é possível vencer as adversidades, quebrar barreiras e conquistar uma produtividade maior. Acreditamos que esses conhecimentos irão auxiliar as mulheres na gestão das propriedades, proporcionando uma maior confiabilidade na tomada de decisões”, afirma Ligia Savioli.
Josi Martins, diretora de Pessoas e Cultura da ADAMA (2ª FOTO INTERNA), também esteve presente e falou sobre o tema Liderança e Cultura, destacando que “a gestão deve ir além da hierarquia; e a liderança sistêmica e colaborativa é que deve predominar para o sucesso na conquista dos objetivos da empresa”. “Foi um privilégio poder reunir, mais uma vez, a liderança feminina do agronegócio, tão relevante para o segmento no Brasil. As mulheres foram protagonistas em mais esse evento e nós pudemos continuar colocando em prática nossa promessa de marca de escutar e entender os desafios e práticas de mercado de quem está à frente do agronegócio nacional”, destaca Josi.