Cooperalfa investe R$ 140 mi em UPL no Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

Cooperalfa UPL SIDROLÂNDIA

Unidade será inaugurada oficialmente no dia 17, em Sidrolândia, e tem capacidade de produzir 500 leitões por dia.

A Unidade de Produção de Leitões (UPL) da Cooperalfa no Mato Grosso do Sul será inaugurada dia 17 de maio, as 18h, no CTG Campo da Vacaria, Sidrolândia (MS), com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre produtores, dirigentes cooperativistas, lideranças políticas, fornecedores e demais colaboradores envolvidos direta ou indiretamente com a obra. A UPL de Sidrolândia, projetada em 2019 e concluída em abril de 2023, tem capacidade para 5 mil matrizes e previsão de produzir cerca de 500 leitões/dia. São 323 hectares de área com estrutura que contempla o setor administrativo e mais dois sítios. O sítio 01 é composto por três pavilhões para as matrizes, nas fases de gestação e maternidade. O sítio 02, com dois pavilhões, receberá os leitões com 24 dias, que permanecem até atingir 60 dias ou 23 quilos.

O gerente da UPL, Paulo Both, afirma que a biossegurança será um dos destaques da granja, com barreira vegetal e sanitária para evitar a entrada de doenças. Além de atender todas as normas de bem-estar animal, como a entrada de luz natural nas instalações, alimentação equilibrada, climatização do ambiente e baias com medidas adequadas para cada fase, garantindo conforto aos animais e alta produtividade.

“A Cooperalfa tem a certeza de que está fazendo um investimento prevendo altas produtividades, observando o bem-estar animal e, principalmente, a biossegurança. Dessa forma, vamos produzir leitões com alto padrão genético e sanitário, o que favorecerá a engorda, que será realizada pelos produtores integrados ao sistema Alfa e, posteriormente, destinados ao frigorífico da Aurora de São Gabriel do Oeste”, explica o gerente.

Oportunidade – O gerente da unidade Alfa de Sidrolândia, Altair Almeida, ressalta que a UPL também será uma oportunidade para os produtores de grãos regionais, já que os dejetos podem ser utilizados para melhorar a fertilidade do solo. “Os produtores interessados em instalar granjas estão buscando a cooperativa e esse vai ser um ‘casamento’ interessante na produção de dejetos, para uso nas lavouras de milho e soja. A suinocultura é uma atividade nova na região e está vindo para se associar à produção agrícola”, enfatiza o gerente da filial Alfa de Sidrolândia.

O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, destaca que o investimento prevê alta produtividade e leitões com elevado padrão genético e sanitário. “É uma granja nova, totalmente moderna, muito bem estudada em toda a sua dimensão e com o que há de melhor em granjas de suínos. Vamos ter fêmeas com excelente potencial e, certamente, leitões de ótima qualidade, favorecendo a rentabilidade na engorda”. A construção da UPL da Cooperalfa em Sidrolândia vai abastecer o frigorífico da Aurora em São Gabriel do Oeste que, atualmente, abate 3 mil suínos/dia e com a ampliação vai chegar a 5 mil suínos/dia.

O plantel da UPL de Sidrolândia, primeira etapa do projeto, será alojado de maio a dezembro de 2023. A produção de leitões iniciará em fevereiro de 2024 e o primeiro animal sul mato-grossense a ser abatido será em maio de 2024.

Um sonho – A Unidade de Produção de Leitões – UPL de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, era um sonho que começou a se materializar em 2021, sendo concluído em abril de 2023, gerando renda e empregos na região.  O engenheiro civil responsável pela obra, Andrísio Bet, informou que no início de 2020 a Cooperalfa fez a aquisição de uma área de 3.231 m², estrategicamente escolhida em Sidrolândia, com a finalidade de construir uma granja de suinocultura na região sul-mato-grossense, e alavancar a participação da cooperativa no Brasil Central.

Fundada em 1967 em Chapecó (SC), e atuando em 94 municípios, a Cooperalfa possui 122 unidades de atendimento em Santa Catarina, 35 no Rio Grande do Sul, 14 no Paraná e cinco no Mato Grosso do Sul, atuando no fomento e comercialização da produção agropecuária de milho, soja, trigo, feijão, suinocultura, avicultura e leite; na produção de sementes, rações e suplementos; industrialização de trigo, soja e milho; e na rede de supermercados, lojas agropecuárias e postos de combustíveis. “Chegamos aqui em 2016 acanhados e hoje orgulhosamente batemos no peito para dizer que já estamos presente nos municípios de Dourados, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia”, declarou o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet.

Suinocultura no MS – A produção comercial de suínos desponta no estado do Mato Grosso do Sul, diversificando a renda de produtores integrados, reforçando os princípios do cooperativismo e gerando resultados, a serem compartilhados com quem faz parte dessa sociedade, incluindo município, estado e federação.

O gerente técnico da Cooperalfa, o médico veterinário Alex De Marco, informou que a Unidade de Produção de Leitões Cooperalfa de Sidrolândia é projeto pioneiro da suinocultura industrial na região, tanto de produção de leitões como terminação de suínos abate. A conclusão da primeira fase da Unidade, com capacidade para 5.200 matrizes, permitirá alojar 46 pocilgas de terminação, com 1.512 cabeças por pavilhão.

A UPL será alojada com matrizes oriundas de granjas livres das principais doenças que acometem a suinocultura. Os animais da empresa Topigs Norsvin, líder mundial em genética suína, possuem a melhor relação custo-benefício e alto padrão sanitário.

Além de fornecer os suínos de alto valor genético, o principal compromisso da Topigs Norsvin, junto à Cooperalfa, é fazer parte dos resultados, criar vínculos e ser exemplo de produção no centro oeste brasileiro. “Uma obra que une processos e tecnologia de ponta e segue à risca as leis ambientais, bem-estar animal e um rigoroso controle sanitário de pessoas, veículos e equipamentos”, declarou Alex.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.