Reunidos na manhã de sexta-feira (30/9) em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada simultaneamente nas cidades de Maringá e Astorga, no Noroeste do Paraná, produtores cooperados autorizaram a Cocamar Cooperativa Agroindustrial a incorporar a estrutura da Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense (Coanorp). Conforme explicou durante a AGE o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, “trata-se de um momento histórico para o cooperativismo do Paraná, marcado por muito respeito e parceria entre ambas as cooperativas”.
Tudo começou ainda em 2008, lembrou Higino, quando a Cocamar e a coirmã Nova Produtiva (que em 2020 se desvinculou do recebimento de grãos, originando a Coanorp) iniciaram uma parceria de negócios para atender os produtores dessa última. Em 2017, ambas inovaram no cooperativismo brasileiro ao construir no município de Pitangueiras (PR) uma unidade conjunta para o recebimento de grãos. Posteriormente, em 2022, as duas cooperativas decidiram avançar na proposta de incorporação.
Processo natural – “Durante os anos, nossa parceria só se fortaleceu”, afirmou Higino, destacando que a Coanorp não tem dívidas e sua saúde financeira é boa, mas a incorporação se tornou um processo natural porque a estrutura dessa última é reduzida, o que limita sua competitividade.
O presidente da Coanorp, Waldenir Romani, ressaltou a importância da incorporação, o que, segundo ele, fortalece o cooperativismo na região. “Todo o processo foi facilitado por conta dos benefícios que a Cocamar oferece aos seus cooperados. Tivemos, então, uma aprovação unânime”.
Números – A Coanorp detém oito instalações operacionais distribuídas pelos municípios de Astorga, Santa Fé, Colorado, Lobato, Iguaraçu, Ângulo, Sabáudia, Pitangueiras, com capacidade de armazenagem de 104 mil toneladas, e uma loja em Santo Inácio. No total, são atendidos 2.460 produtores, dos quais 550 já são cooperados da Cocamar e outros 550 possuem um histórico de negócios com a cooperativa sediada em Maringá.
“A logística é favorável à incorporação e a área de atuação da Coanorp é muito parecida com a nossa”, acrescentou Higino. O potencial de faturamento dessa região seria de R$ 860 milhões, segundo a Cocamar.
Para a Cocamar, a incorporação representa um importante acréscimo de área, atendendo o que prevê o seu planejamento estratégico 2020/25, que contempla a expansão horizontal. Com isso, a cooperativa passa a contar com cerca de 110 unidades de atendimento, nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Nos últimos cinco anos a Cocamar absorveu outras duas cooperativas paranaenses: a Cofercatu, sediada em Porecatu, norte do Estado, e a Copagra, de Nova Londrina, na região noroeste.