Cooperado da Castrolanda vence concurso de silagem da Fundação ABC

Compartilhe:

O cooperado da Castrolanda Everson Rentz conquistou o primeiro lugar no 16º Concurso de Silagem de Milho, levando o troféu de volta para a cooperativa, onde permanecerá por um ano. O concurso promovido pela Fundação ABC teve a etapa final realizada durante o 9º Show Tecnológico de Inverno, na última semana, e tem como objetivo incentivar práticas de cultivo, colheita e armazenamento que resultem em silagens de alta qualidade, insumo essencial para a produtividade e saúde do rebanho leiteiro.

Nesta edição, mais de 220 inscrições foram recebidas das cooperativas Frísia, Castrolanda, Capal e Witmarsum, somando mais de 3 mil amostras analisadas ao longo da história do evento. “Foi uma grande surpresa e uma enorme honra ser o produtor número 1 este ano e conseguir trazer esse troféu novamente para a nossa Castrolanda. Agradeço à Fundação ABC por promover este espaço para os produtores, à Helpen pelo atendimento dedicado, especialmente ao agrônomo Rodrigo Evers, e à Pioneer, parceira de cinco safras, pelo suporte à produtividade”, comemora.

O cooperado ainda destacou todo o suporte oferecido pela Castrolanda aos produtores. “A nossa cooperativa nos ajuda em todas as etapas da produção, oferecendo confiabilidade, segurança e acompanhamento técnico essenciais para o planejamento e o desempenho na lavoura. Hoje, o produtor não trabalha sozinho dentro da porteira, é fundamental compreender os desafios e as tecnologias disponíveis, e a cooperativa nos proporciona isso todos os dias”, destaca Everson.

Segurança da cooperativaPara o engenheiro agrônomo da Castrolanda Rodrigo Evers, que acompanhou o trabalho do produtor vencedor, a conquista reflete o cuidado em cada etapa do processo. “É muito gratificante receber essa premiação em uma região tão tecnificada. Agradeço ao cooperado Everson Rentz pela confiança nas recomendações e pela execução exemplar das atividades a campo. Cada detalhe faz diferença”, afirma.

Já a coordenadora técnica de Gestão de Insumos Agrícolas da Castrolanda, Ândrea Toniolo Kubaski, reforçou o impacto da iniciativa. “O Concurso de Silagem gera valor porque, além da competição saudável, promove evolução constante na qualidade. A cada ano, produtores, técnicos e cooperativas aprimoram a escolha dos híbridos, os tratos culturais, o corte e o armazenamento, sempre em busca da excelência. Isso se reflete diretamente no volume e na qualidade do leite produzido”.

Segundo Evandro Maschietto, coordenador do setor de Forragens & Grãos da Fundação ABC, o julgamento considerou 14 parâmetros técnicos, como ponto de corte, teor de matéria seca, processamento do grão, amido e estimativa de produção de leite por tonelada de massa seca. “Estamos tendo ganhos consistentes nesses parâmetros. Esse concurso mostra como a busca por qualidade na silagem se traduz em resultados diretos na produção de leite”, explica.

Etapa Agroleite – Já a etapa realizada no Agroleite 2025 movimentou a Arena Conexão — plenária principal do Castrolanda Expo Center — e reconheceu os produtores que apresentaram as melhores amostras de silagem da Castrolanda. Além de Everson Rentz, que também ficou em primeiro lugar, outros cooperados se destacaram: Frederik de Jager ficou em segundo lugar, e Eduardo e Eltje Groenwold, em terceiro. Com a vitória de Everson Rentz, o troféu do Concurso de Silagem permanece na Castrolanda até a próxima edição, simbolizando não apenas a conquista individual do cooperado, mas também o compromisso coletivo da cooperativa com a segurança, qualidade e a inovação no campo.

plugins premium WordPress