A UniTI (Cooperativa Central de Tecnologia da Informação) realizou, na tarde de quarta-feira (26/01), a 1ª Reunião do Conselho de Administração. Na pauta das discussões, o acompanhamento dos registros legais da nova central, a definição do calendário de reuniões e da Assembleia Geral Ordinária, bem como das atribuições do conselho e o regimento interno, o processo de seleção e contratação do diretor-executivo, e a formatação do conselho técnico consultivo. Durante a reunião, os conselheiros administrativos escolheram e aprovaram, por unanimidade, os nomes do vice-presidente e do diretor-secretário da cooperativa, respectivamente, Airton Galinari (Coamo) e James Fernando de Morais (Copacol).
A reunião do Conselho de Administração foi aberta pelo presidente da UniTI, Alair Aparecido Zago, que destacou a missão importante dos conselheiros, que terão a responsabilidade de transformar expectativas em realidade, colocando em operação a nova central, fundada em 8 de dezembro de 2021. “É o momento de colocar esse ‘carro’ na estrada. O Conselho vai conduzir esse processo de operacionalização da cooperativa e suas decisões farão a diferença no encaminhamento das inúmeras demandas e ações que teremos que tomar. Agradeço o apoio e a participação ativa de todos os conselheiros, bem como a parceria e suporte técnico do Sistema Ocepar”, afirmou.
Na visão do vice-presidente da UniTI, Airton Galinari, a constituição da central foi resultado de estudos e avaliações sobre sua viabilidade, por meio de um planejamento de ações e mapeamento de oportunidades às cooperativas que a formam. “A iniciativa está avançando de maneira muito positiva e faremos o que for necessário para que ela seja vitoriosa. A participação dos conselheiros nesta primeira reunião mostra que a UniTI terá a sustentação, interesse e presença contínua de todos os cooperativistas parceiros. Isso agrega força à central”, disse.
O superintendente do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) Leonardo Boesche, representou o Sistema Ocepar na reunião do Conselho de Administração da UniTI, e colocou a instituição à disposição da central, para suporte e apoio às ações de operacionalização da nova cooperativa. “Importante este encontro e a forte participação de todos os conselheiros. O entendimento, o consenso, a discussão transparente e democrática, e a busca pelo melhor caminho para o desenvolvimento, são características que acompanham a central desde as primeiras tratativas para a sua formação. Parabéns pela condução e operacionalização da cooperativa e desejamos muita sorte ao vice-presidente e diretor-secretário, referendados durante a reunião”, afirmou.
Unidas – A Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI) é formada pelas cooperativas Coamo, Cocamar, Copacol, Frísia, Integrada, Castrolanda, Frimesa, Agrária, Cocari, Capal, Bom Jesus, Copagril, Coagru, Camisc, Cooperante, Coopertradição, Primato, Coprossel, Unicampo, Lar e C.Vale.
Constituída em 8 de dezembro de 2021, a UniTI tem como presidente Alair Aparecido Zago, superintendente Administrativo e Financeiro da Cocamar. O Conselho de Administração da UniTI ficou assim constituído: o vice-presidente Airton Galinari (Coamo); o diretor-secretário James Fernando de Morais (Copacol); Nevair de Mattos (Frísia); Haroldo Jose Polizel (Integrada); João Carlos Obici (Cocari); Irineo da Costa Rodrigues (Lar); Gilson Hollerweger Fernandes (Cooperante) e Jonis Everton Centenaro (C.Vale).
Para o Conselho Fiscal são titulares Marcelo Luís Kosinski (Bom Jesus), Claudemir Pereira de Carvalho (Coagru) e Edmund Gumpl (Agrária) e, na suplência, Anderson Léo Sabadin (Primato), Paulo Pinto de Oliveira Filho (Coprossel) e Luciano Ferreira (Unicampo).
PRC200 – A UniTI integra um dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Segundo o superintendente do Sescoop/PR, a ideia de implementar uma ação de compartilhamento de TI nasceu em 2015, em Campo Mourão, no Encontro de Núcleos, quando Antônio Sérgio Gabriel destacou a necessidade de uma iniciativa nesse sentido. A proposta foi incorporada ao planejamento da época, o PRC100, e, ao longo dos dois últimos anos, foi estudada e discutida, com a participação de técnicos das cooperativas, do Sistema Ocepar e assessoria da empresa de consultoria Falconi, até a criação da Central.