O movimento é intenso na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar Cooperativa Agroindustrial em Floresta, região de Maringá, no Noroeste do Paraná. Dezenas de estandes e experimentos de empresas e instituições recebem os retoques finais, um grande pavilhão ganhou formas para reunir os negócios da Cocamar e profissionais diversos, além de técnicos, tomam suas últimas providências.
Tudo precisa estar pronto para, na quinta-feira, sexta e sábado (16 a 18/01), das 8 às 17h, a edição de número 35 do Safratec receber milhares de produtores de várias regiões do Paraná e estados vizinhos, interessados em conhecer as mais recentes novidades do setor agropecuário, entre muitas outras inovações.
“O Safratec oferece tudo o que o produtor precisa para impulsionar sua atividade”, resume o engenheiro agrônomo Felipe Morota, coordenador geral do evento. Trata-se de uma grande feira onde o produtor visitante vai encontrar inúmeras oportunidades para adquirir produtos e serviços visando ao incremento da produtividade e a estabilidade de sua safra.
Espaço integrado – Para isso, a cooperativa promoveu uma mudança na configuração do evento para que todos os seus negócios estejam agrupados em um amplo espaço integrado. O local vai reunir todo o ecossistema John Deere, organizado pela concessionária Cocamar Máquinas, a linha de fertilizantes e adjuvantes Viridian, sistemas de irrigação por pivô central, estruturas para a geração de energia solar, sementes, nutrição e suplementos minerais, seguros, carnes e um balcão de negócios com oportunidades em insumos agropecuários, peças, implementos, madeira tratada e combustíveis.
Espalhados pela extensa área da UDT, dezenas de estandes de empresas parceiras da cooperativa vão apresentar suas tecnologias em agroquímicos, fertilizantes e sementes, ao lado de demonstrações do desempenho de cultivares de soja. Por outro lado, em quatro protocolos técnicos vão ser abordados temas de grande interesse dos produtores. Dois deles, mantidos em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), têm foco nos temas Plantas Daninhas e Manejo de Doenças na Soja. Um terceiro versa sobre Manejo de Solo, Águas e Nematóides Utilizando Plantas de Cobertura, com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/Paraná) e, por último, Manejo e Tecnologias para Irrigação, a cargo de especialistas da empresa Lindsay.
Na manhã de sábado, finalizando a programação, mais de 400 mulheres já confirmaram presença no Encontro de Produtoras Rurais, para uma agenda de palestras, iniciativa que promete ser um dos pontos altos do Safratec. “Nossa expectativa é receber mais de 7 mil visitantes”, informa Morota, salientando que a maior parte deles é formada por produtores formadores de opinião em suas regiões.
A UDT fica ao lado da PR-317, entre Maringá e Floresta, e o acesso ao Safratec é gratuito.
Dia de Campo C.Vale – A terceira edição do Dia de Campo de Verão da C.Vale, de 14 a 16 deste mês, na nova área de pesquisas da cooperativa, terá a participação de 135 empresas das áreas de grãos, mandioca, insumos, pecuária, máquinas, implementos, suinocultura, avicultura e piscicultura. Neste último segmento, a C.Vale vai mostrar uma nova tecnologia para a criação de tilápias em um tanque construído especialmente para o evento.
Na edição de 2025, as empresas promoverão mini-palestras em seus estandes. Na área de grãos e insumos serão tratados temas como biotecnologia, novas opções de controle de plantas daninhas resistentes, novas moléculas para uso contra pragas e uso de produtos biológicos. No pavilhão central, a C.Vale vai manter profissionais para esclarecer os produtores sobre os impactos da reforma tributária sobre o agronegócio.
A dinâmica de máquinas será a partir das 10h30 para evitar o pico de calor durante as tardes. Trinta e três empresas vão expor máquinas e implementos, e três instituições de pesquisas irão participar do evento: Embrapa, Fundação Meridional e UFPR.
O Dia de Campo de Verão será realizado em área próxima à esmagadora de soja da C.Vale em Palotina (PR).