A Coamo está participando de um projeto único no Brasil. Por meio da parceria com a Volvo, Randon, Hyva e Continental, a cooperativa recebeu um avançado caminhão-conceito, com uma série de novas tecnologias. Direcionado para o transporte de grãos, o veículo, um Volvo FH 6×4 rodotrem foi desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da Volvo. Durante seis semanas, o caminhão ficará à disposição da Coamo, fazendo o trajeto Campo Mourão a Paranaguá. O objetivo é avaliar as tecnologias empregadas no caminhão durante o uso em uma condição real de transporte.
O caminhão é o primeiro protótipo construído no Brasil, para a realidade do transporte local, sendo um verdadeiro laboratório sobre rodas, onde serão testadas tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Entre as novidades focadas está a redução do consumo de combustível e aumento da segurança.
O diretor de Operações e Logística da Coamo, Edenilson Carlos de Oliveira, explica que o caminhão será utilizado na rota Campo Mourão a Paranaguá por ser um trajeto bastante utilizado pela cooperativa, e com isso tem parâmetros de comparação em relação aos veículos que já estão em operação. “Trata-se de um caminhão conceito que visa, principalmente, a redução de consumo. Vamos comparar com os nossos dados e ver o quanto eficiente é esse modelo”, comenta.
Ele reitera que o projeto é uma parceria Coamo, Randon e Volvo e que a cooperativa irá opinar para possíveis adequações e melhorias no caminhão. “A Coamo sente-se honrada de ser escolhida para fazer parte desse projeto. É um caminhão que até agora só rodou em pistas de testes e que na cooperativa será utilizado em uma condição real de transporte.”
Referência – De acordo com Francisco Ribeiro, diretor Comercial da Rivesa – Concessionária Volvo, a escolha pela Coamo é porque a cooperativa é referência no controle de dados de transporte. “A parceria com a Coamo vem de muitos anos. O projeto visa o amadurecimento da tecnologia empregada nesse caminhão-conceito e o desenvolvimento de uma nova plataforma para o transporte brasileiro”, comenta.
Conforme Sandro Adolfo Trentin, diretor-superintendente da Randon, a Coamo foi inserida no projeto por ser uma empresa que preza pela tecnologia e, principalmente, pelas práticas de eficiência e sustentabilidade. “A Randon participa do projeto com o desenvolvimento de um rodotrem basculante, que emprega diversas tecnologias, novos materiais em um conceito de sustentabilidade, dando mais segurança e capacidade de transportar as cargas”, diz.