Na última sexta-feira (21/07), cerca de 200 adolescentes participaram do primeiro encontro do FuturoCoop, programa de desenvolvimento voltado para jovens de 13 a 17 anos envolvidos com a cooperativa, evidenciando a força do cooperativismo dentro do agronegócio, utilizando uma linguagem apropriada para as idades e preparando os futuros sucessores das propriedades a tornarem-se defensores da cooperativa.
O FuturoCoop foi instituído pela Coamo em 2022 e o evento reuniu os integrantes das 16 turmas formadas pelo programa neste período. O objetivo do encontro foi apresentar aos participantes mais informações e detalhes sobre as atividades da cooperativa e tratar sobre temas ligados à relação dos adolescentes com suas famílias e a sociedade.
Na primeira parte do evento, os adolescentes participaram de uma roda de conversa com os presidentes Executivos da Coamo e da Credicoamo, Airton Galinari e Alcir José Goldoni, onde fizeram perguntas sobre a história, presente e futuro das duas cooperativas.
“Esta é a maneira que encontramos de contribuir para que estes jovens sejam inseridos de forma mais correta e adequada, com orientação e instrução, dentro das atividades de sua família e do sistema cooperativista”, explica Galinari.
Na sequência, o ex-zagueiro e sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense, Helio Zampier Neto, ministrou uma palestra onde compartilhou os desafios da sua vida e carreira, dando dicas e conselhos com base nas suas experiências.
Futuro – “O futuro começa hoje, agora! Eu busquei contar a minha experiência de vida, tudo que eu passei, entre erros e acertos, vitórias e derrotas, para que eles possam entender que eles podem sonhar e podem chegar onde quer que eles imaginam que vão chegar. Que existe um preço a ser pago, mas que vale a pena pagar o preço para a gente realizar os nossos sonhos”, comenta o palestrante.
Ivan Carvalho Chaves, de 15 anos, é filho de cooperado e participou do FuturoCoop em Candói (PR). No encontro realizado pelo programa, ele relembrou os principais valores e aprendizados desenvolvidos durante a formação. “Foram muitos ensinamentos, como a percepção sobre o autoconhecimento, disciplina e comprometimento com a família. Também pudemos perceber a importância da cooperação e de como as ações em conjunto nos fazem chegar mais longe”.
O programa é conduzido em seis módulos, onde são apresentados aos adolescentes temas que tratam sobre autoconhecimento, comunicação assertiva, educação financeira e cooperativismo.
As aulas do FuturoCoop foram ministradas pela palestrante e especialista em desenvolvimento comportamental Meire Maciel, que ressalta a importância do programa desenvolvido junto aos adolescentes. “A Coamo mostra que tem um cuidado e um olhar próprio para os jovens. É um acolhimento que envolve e desperta o interesse dos adolescentes para as atividades da cooperativa. É um programa muito promissor e que certamente trará bons frutos para os jovens e para a cooperativa”, comenta.
Filha e irmã de cooperados, Ana Júlia Martinelli, 15 anos, também de Candói, sempre teve muito interesse pelas atividades e eventos promovidos pela Coamo e afirmou não ter pensado duas vezes quando convidada para participar do FuturoCoop.
“Eu sempre comentei com o meu pai sobre a possibilidade de ser desenvolvido algo para os jovens e adolescentes. Então, quando ele comentou sobre a possibilidade de participar do programa, eu aceitei na hora. Foi uma ótima oportunidade de aprender coisas novas e de me desenvolver em alguns aspectos, como na comunicação e na integração com minha família”, destaca a participante.