A Cidade do Leite, em Castro (PR), voltou a receber uma feira direcionada aos produtores de gado leiteiro. O público pode acompanhar desde a última quinta-feira (10/03) a primeira edição da ExpoCastrolanda – evento que substitui a antiga ExpoJovem no calendário da Agroleite. A
O primeiro dia foi marcado pelo julgamento do gado jovem da raça Holandesa. Produtores trouxeram seus principais animais para a pista da exposição, onde passaram pela avaliação de um grupo seleto de jurados de renome nacional.
O título de Fêmea Jovem ficou com a novilha Bur Jr. Altitude Penelope 4258 TE, dos produtores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer. Após dois anos sem uma feira presencial, os pecuaristas comemoraram o retorno às atividades e levaram para casa a maior premiação da categoria jovem, fazendo jus à preparação de meses e à dedicação diária na propriedade.
O título de Reservada Jovem foi para Fini Master Nette 21415 TE, do produtor Reynold Groenwold. Mesmo com a premiação, o pecuarista destaca que a principal alegria é o retorno às atividades presenciais de exposição de gado leiteiro. “Foram dois anos sem eventos, mas que continuamos trabalhando todos os dias na propriedade. Sair como um dos premiados é bastante satisfatório, mas o mais importante é poder voltar às feiras depois desse período”, destaca.
Já a terceira colocada da Fêmea Jovem ficou com C.R.A Unstopabull Nely 2086 TE, do produtor Robert Salomons. “É a coroação de um trabalho realizado na propriedade”, diz Salomons.
Os animais trazidos à pista foram previamente selecionados nas propriedades, onde trabalham por cerca de dois ou três meses a preparação até o dia do evento. No julgamento, os jurados avaliam critérios como equilíbrio, locomoção, profundidade de corpo e boa abertura de costela, entre outros.
A programação da ExpoCastrolanda seguiu na sexta-feira (11/03). Às 10h, o público participou da Mesa Redonda Phibro, que discutiu os impactos da saúde na produção das vacas. A apresentação ficou por conta do professor José Luiz Moraes Vasconcelos.
A partir das 14h, os julgamentos seguiram com o gado adulto holandês. Às 19h30, aconteceu o jantar de encerramento das atividades, em um evento para convidados.
Vencedores por categoria
Bezerra Menor
- Bur Jr. Master Ivy 4527, Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
Bezerra Júnior
- C.R.A. Unstopabull Nelly 2086 TE, Robert Salomons
- Borg Lorena Namesake Spartacus 25, Ubel Borg e/ou Rogerio Egbert Borg
- Fini Hancock Maaike 21608, Reynold Groenwold
Bezerra Intermediária
- Fini Master Nette 21415 TE, Reynold Groenwold
- C.R.A. Unstopabull Nely 2027, Robert Salomons
- Bur Jr. Magnitude Wilhelmina 4408 T, Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
Bezerra Sênior
- Fini Unix Maaike 21294, Reynold Groenwold
- Klaas Bela 2553 FIV, Agropecuária Salomons LTDA ME
- ARM Tereza Gopro 1005, Armando Rabbers
Novilha Menor
- Bur Jr. Altitude Penelope 4258 TE, Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- C.R.A. Nely Unix 1860 TE, Robert Salomons
- Fini Alligator Maaike 21026 TE, Reynold Groenwold
Novilha Júnior
- Fini Sidekick Maaike 20557, Agropecuária Fini LTDA
- Bur Jr. Avalanche Penelope 4184 TE, Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- Harm Brenda Edison 6141, Lucas Rabbers
Novilha Intermediária
- Adrimar Rietje Altitude 1270 TE, Adriaan Frederik Kok
- Fini Tatoo Verda 20400 TE, Agropecuaria Fini LTDA
- Harm Rima Artist 6022 TE, Lucas Rabbers
Novilha Sênior
- Bur Jr. Tatoo Marta 4040, Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- Arm Jardineira Parkavenue 899, Armando Rabbers
Campeonato Fêmea Jovem
- Bur Jr. Altitude Penelope 4258 TE, Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- Fini Master Nette 21415 TE, Reynold Groenwold
- C.R.A. Unstopabull Nely 2086 TE, Robert Salomons
Melhor Afixo
- Fini, Agropecuária Fini LTDA
- Bur Jr., Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- C.R.A., Robert Salomons
Melhor Criador
- Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- Agropecuária Fini LTDA
- Robert Salomons
Melhor Expositor
- Hendrick de Boer e/ou Reinaldo de Boer
- Reynold Groenwold
- Agropecuária Fini LTDA
Sobre a Castrolanda – O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo. Com R$ 4,5 bilhões de faturamento e aproximadamente 3.700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial – carnes, leite e batata. O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade.