Capal mantém rigoroso controle de qualidade na produção de sementes

Compartilhe:

capal sementes otos-p-2023-08-02-11-17-16

Cooperativa Agroindustrial investe em suporte técnico especializado para garantir pureza genética e impulsionar rentabilidade.

 

A Capal Cooperativa Agroindustrial tem consolidado sua atuação na produção de sementes, fomentando, entre seus cooperados, a implantação de campos de multiplicação para assegurar qualidade, pureza genética e maior rentabilidade. Com mais de 30 anos de experiência nesse segmento, a cooperativa intensificou seus esforços nos últimos cinco anos, adquirindo uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Wenceslau Braz (PR), construindo um armazém na mesma unidade e, atualmente, expandindo a capacidade de armazenamento em Arapoti (PR) e Taquarituba (SP).

Com mais de 2,2 milhões de sacas comercializadas de 2020 a 2024, essa atividade exige um rigoroso controle para garantir o alto padrão das sementes produzidas. O desenvolvimento do campo de sementes conta com o apoio técnico do Departamento de Assistência Técnica (DAT), o suporte estrutural da UBS e o comprometimento de cooperados como Johan Koopman, que também há cinco anos se dedica à multiplicação de soja, trigo e cevada em sua propriedade localizada em Wenceslau Braz.

“Comecei a plantar campos de sementes motivado pelo incentivo do agrônomo e pela rentabilidade, que faz diferença, especialmente em anos difíceis”, conta Koopman, que destina cerca de 290 hectares para a atividade na safra de verão e 100 hectares no inverno. Ele destaca que o manejo das sementes é similar ao de grãos comuns, mas requer cuidados adicionais, como aplicações específicas de proteção e regulagem de maquinário para evitar danos mecânicos.

Qualidade garantida desde o campo – Darlei Haefliger, coordenador da UBS da Capal em Wenceslau Braz, explica que a qualidade das sementes é definida desde a escolha das sementes-matriz até o manejo no campo, as vistorias agronômicas, colheita e transporte. “O processo envolve uma limpeza criteriosa das colheitadeiras e caminhões, garantindo que o beneficiamento na UBS ocorra de maneira eficiente”, afirma Haefliger.

Entre os principais fatores que afetam a qualidade das sementes, Haefliger menciona a colheita no ponto correto de maturação e o controle rigoroso de danos mecânicos, com regulagem precisa das máquinas.

Roberto Martins, coordenador regional do DAT, ratifica que vários aspectos são determinantes para a qualidade das sementes. Além do momento ideal de colheita e da preservação da integridade das sementes, ele menciona fatores como condições climáticas, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, a devida correção de solo e a adubação adequada. “Todos esses fatores interagem de maneira complexa, e sua gestão integrada é essencial para a produção de sementes de alta qualidade em campos de multiplicação”, explica Martins.

Benefícios para os cooperados – Para os cooperados que optam pela multiplicação de sementes, os benefícios são significativos. Segundo Haefliger, os produtores recebem bonificação sobre o valor dos grãos comercializados e têm acesso antecipado a novas tecnologias, sendo pioneiros na adoção de inovações no campo. Além disso, o uso de sementes produzidas internamente fortalece o sistema cooperativista, contribuindo para os resultados financeiros da cooperativa.

O produtor cooperado Johan Koopman também confirma as vantagens. “Além da assistência técnica da Capal, temos a certeza de que estamos plantando sementes de boa qualidade para a próxima safra”, diz. “Diante de tais benefícios, a Capal reafirma seu empenho com a produção de sementes de excelência, integrando campo e beneficiamento para garantir qualidade superior e fortalecer sua posição no agronegócio”, comenta Haefliger.

Capal Cooperativa Agroindustrial – Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, provenientes de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.