Os cooperados e técnicos vencedores da edição deste ano do Prêmio de Super Produtividade de Soja promovido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, seguem no dia 27 deste mês para um roteiro com a duração de uma semana pelos Estados Unidos e Canadá.
Nos EUA, a agenda inclui uma programação de visitas a universidades, fazendas de referência, à fábrica de colheitadeiras da John Deere e à Farm Progress Show, uma das maiores e mais importantes feiras tecnológicas em todo o mundo, que neste ano será sediada em Decatur, no Illinois.
Já no Canadá, a comitiva vai conhecer uma cooperativa e o Porto de Montreal, estando programada ainda uma reunião com startups visando um intercâmbio de oportunidades com empresas ligadas ao agro.
Os produtores concorrentes do 12º Prêmio Super Produtividade participaram em três categorias: 1ª) altitude acima de 550m, 2ª) abaixo de 550m e 3ª) arenito (com menos de 20% de teor de argila).
Na primeira, o ganhador e recordista foi Cleber Veronese, de Maringá, assistido pelo engenheiro agrônomo Walmir Schneider, da Cocamar/Maringá, com a média de 252,34 sacas por alqueire na área do concurso, ou 6.256 quilos por hectare (kg/ha).
Na segunda, a primeira colocação ficou com Waldir Eudes Waldrich, de Arapongas, com a média de 218,20 sacas/alqueire (5.410 kg/ha), orientado pelo engenheiro agrônomo Roverson Islan Flach, da unidade local da cooperativa.
E, na terceira, o produtor César Luis Vellini, de Jardim Olinda, com o programa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), onde obteve a média de 228 sacas de soja por alqueire (5.650kg/ha), com assistência técnica prestada pelo engenheiro agrônomo Douglas Chagas do Nascimento, da Cocamar/Paranacity.