Para incentivar e acolher cada vez mais as associadas e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora, a empresa promoveu nesta semana o Encontro de Mulheres, em Bento Gonçalves (RS). O evento apresentou para 240 convidadas a proposta que irá construir o “Futuro da Mulher Aurora”. Uma série de iniciativas que fomentam o fortalecimento de lideranças femininas no cooperativismo e na agricultura familiar foram divulgadas ao grupo, entre elas a criação de um comitê específico ao público feminino. Cerca de 20% do quadro social da Aurora é composto por mulheres.
Em outubro, a cooperativa realizou uma dinâmica com 40 convidadas representantes dos 20 núcleos produtores para ouvir as demandas, entender o que limitava a participação delas na Aurora e quais ações poderiam atender as suas necessidades.
O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, explica que a cooperativa está sempre atenta às solicitações das 1,1 mil famílias associadas e que busca ouvir todos os membros do grupo familiar do quadro social da Aurora para ter mais assertividade nas tomadas de decisões.
“Quando ouvimos as mulheres, uma dessas sugestões foi a criação do comitê. A partir disso, apresentamos aos integrantes do Conselho de Administração da cooperativa, que aprovaram a criação do projeto. Ele será formalizado a partir do ano que vem, após safra, quando construiremos com elas as diretrizes, escolheremos o nome do comitê e definiremos quem fará parte. Queremos motivá-las a participar mais das decisões da Aurora”, explica Tonello.
A programação do evento ainda contou com um painel de lideranças femininas mediado pela professora Sheila Sampaio, que conversou com a vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Heloísa Lopes, e com representantes da Cooperativa Nova Aliança, Débora Lang e a associada Graziela Parisotto. A palestra magna ficou por conta de Neidi Cassol, que abordou a importância dos diferentes papeis exercidos pela mulher na sociedade.