Fábrica de alimentos cozidos e empanados em Chapecó conta com pontos de acesso e plataforma de gestão na nuvem suportada por IA para garantir conexão rápida, fluida e sem intermitências, mesmo sob as condições críticas de um ambiente refrigerado.
A Seal Sistemas implementou um projeto completo de conectividade que abrange toda a extensão de uma fábrica recém-inaugurada em Chapecó (SC) pela Aurora Coop, uma das maiores cooperativas de alimentos do Brasil. Com mais de 28 mil metros quadrados de área construída, a unidade dedicada à produção de alimentos cozidos e empanados passou a contar com pontos de acesso wi-fi de alta capacidade para apoiar a mobilidade e a tomada de decisão dentro do ambiente fabril. Mesmo com diversos projetos de tecnologia desenvolvidos para a Aurora Coop ao longo dos últimos cinco anos, o projeto em Chapecó foi o primeiro que a Seal Sistemas realizou para cobrir 100% de uma unidade fabril da companhia.
A planta havia sido inaugurada em abril de 2024 para concentrar toda a produção de cozidos e empanados voltada para abastecer o mercado interno e, principalmente, o mercado externo. Contudo, na reta final antes do início das operações, a falta de conectividade ainda era umas principais dores. Um agravante era a necessidade de viabilizar uma conexão rápida, fluida e sem intermitências mesmo sob condições críticas – já que a planta opera com temperaturas nos extremos, tanto para muito frio nos ambientes refrigerados quanto para muito calor em outros ambientes.
Era necessário implementar uma solução que garantisse acesso à internet de ponta a ponta e sem sombras mesmo sob tais condições, visando conectar todos os coletores de dados e dispositivos móveis usados no interior da fábrica. Uma das inovações adotadas pela Aurora Coop na nova planta foi justamente a migração de todo o processo de apontamentos de produção e coleta de informações para os novos dispositivos implementados.
Uma rede wi-fi de alta capacidade era necessária também para apoiar processos de auditoria, além de dar aos colaboradores da fábrica todas as informações necessárias para embasar a tomada de decisões. A boa conectividade também era importante para que os clientes da Aurora Coop, inclusive aqueles baseados fora do país, observassem a produção e realizassem inspeções de forma remota e confiável.
Para atender a essa necessidade, a Seal Sistemas realizou um estudo do local e implementou 32 antenas Wi-Fi externas do modelo AP460C produzidas pela Extreme Networks. Esses pontos de acesso são originalmente voltados para ambientes externos sob condições extremas – por exemplo, onde faz muito calor ou frio ou locais que possuem muita umidade. Porém, eles foram implementados em um ambiente interno, suportando as baixas temperaturas das câmaras frias que mantêm os alimentos refrigerados. Outras seis antenas de rede sem fio foram instaladas nos corredores da unidade.
Monitoramento remoto com IA – Para monitorar o funcionamento das antenas Wi-Fi externas e internas, a Aurora Coop também contou com o apoio da Seal Sistemas para implementar a Extreme Cloud IQ (XIQ), uma plataforma equipada com recursos de machine learning e IA (inteligência artificial) para levar à nuvem a gestão da rede de internet sem fio corporativa.
A tecnologia, a única do mercado com arquitetura em nuvem de quarta geração e também a única com certificações ISO 27001 e ISO 27017, dispensa a intervenção humana para implementar melhorias de conexão de forma automática, de acordo com a demanda por acessos. Por exemplo: caso o equipamento detecte que há mais dispositivos conectados em uma determinada área da fábrica no fim da tarde, às 16h, a XIQ pode rapidamente redirecionar a maior capacidade de acesso do sistema para aquele determinado setor.
Rudinei Rodrigues, Analista Máster de Gestão Industrial da Aurora Coop, destaca que os maiores benefícios e ganhos da implementação dos pontos de acesso Wi-Fi são a possibilidade de incorporar uma gama significativamente maior de tarefas no interior de fábrica, sem que muitos equipamentos sejam necessários para ter acesso à informação em tempo real e na palma da mão.
“Esse é o primeiro caso dentro da Aurora Coop que envolve o uso desse tipo de automação voltada à conectividade. O projeto desenvolvido e implementado em parceria com a Seal Sistemas foi de suma importância para proporcionar maior agilidade na tomada de decisão, assim como mais praticidade e facilidade na gestão dos dados e dos dispositivos móveis que fazem parte da rotina operacional da nossa nova fábrica em Chapecó”, diz Rudinei.
Entre os dados que passaram a ser acessados de forma instantânea com o apoio dessa tecnologia estão o plano de produção, volume de descarte e reprocesso, volume de produção entregue por hora e gestão do quadro de colaboradores.
Diante dos bons resultados, o projeto abriu portas para que a Seal Sistemas passasse a negociar a implementação de projetos completos de conectividade em outras áreas e unidades da Aurora Coop espalhadas pelo Brasil. Com isso, as próximas plantas que passarem por alterações estruturais ou receberem novas construções contarão com antenas Wi-Fi do mesmo modelo. Isso já está previsto, por exemplo, na futura ampliação de uma unidade da Aurora Coop no Mato Grosso do Sul.
“O projeto que realizamos para a Aurora Coop demonstra como a conectividade de alta qualidade pode transformar processos e garantir a eficiência operacional em ambientes industriais desafiadores. Com a instalação da infraestrutura de rede em um ambiente tão exigente, como o de temperaturas abaixo de zero, abrimos novos horizontes para o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e automação, dentro do ambiente fabril em diversos segmentos”, afirma Ruy Castro, Vice-Presidente de Vendas e Head da Unidade de Negócios Seal Networks.
“Ficamos felizes por contribuir para a inovação da Aurora Coop neste e em futuros projetos. Não há limites para a conectividade quando o objetivo é viabilizar decisões mais rápidas e precisas, além de melhorar a produtividade e a qualidade dos processos”, complementa Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.
Sobre a Seal Sistemas – Com 35 anos de atuação no mercado, a Seal Sistemas é a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no Brasil. A companhia constrói uma relação de confiança entre o usuário final e mais de 2.000 empresas que integram a sua carteira de clientes, por meio de um portfólio completo de soluções de mobilidade e automação, além de serviços de ponta a ponta que contemplam desde o planejamento até a sustentação de projetos.
Frente à missão de apoiar a transformação digital de empresas de todos os portes, a Seal Sistemas amplia o acesso do mercado brasileiro às mais novas tendências globais de consumo e automação de negócios. Sua ampla gama de soluções e serviços materializa a aplicação de conceitos tecnológicos – como Cloud Computing, Big Data, Internet of Things e Machine Learning – em segmentos estratégicos como varejo, logística, indústria, saúde e educação.
A trajetória de sucesso da Seal Sistemas é marcada por um crescimento contínuo e uma evolução no seu direcionamento estratégico, desde a sua fundação como revendedora em 1988 até o seu atual posicionamento como integradora de tecnologias. Faz parte dessa história a oferta de dispositivos e aplicações avançadas como ESL (etiquetas eletrônicas de prateleira), voice picking (coletores de dados por comando de voz), o middleware Kairos Warehouse e o software para automação de chão de lojas Kairos Store. Também integra seu portfólio soluções em computação móvel e captura automática de dados, como impressoras e leitores de código de barras, e em infraestrutura para redes sem fio locais e metropolitanas.
Para mais informações, acesse seal.com.br