Agroleite é aberta como elo entre tradição e futuro da pecuária leiteira

Compartilhe:

A manhã destas terça-feira (05/08) marcou o início oficial da 25ª edição do Agroleite com uma cerimônia repleta de simbolismos, homenagens e expectativa para mais uma semana dedicada à pecuária leiteira nacional. Realizada na Praça Central do Castrolanda Expo Center, a solenidade contou com a presença de autoridades políticas, representantes do setor agropecuário e lideranças cooperativistas.

Os convidados foram recepcionados pelo Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, anfitrião do evento. Participaram da solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, o gerente do Agroleite, Gustavo Viganó, o prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, entre outros convidados.

Durante sua fala, Willem Bouwman destacou o papel do Agroleite como um elo entre a tradição e o futuro da produção leiteira no Brasil. “Estamos dando início à 25ª edição do Agroleite, o maior evento do calendário da Castrolanda e do município de Castro. Temos aqui a missão de conectar pessoas, compartilhar conhecimento e impulsionar negócios em toda a cadeia do leite”, afirmou.

O presidente também ressaltou o simbolismo do tema desta edição, “História que impulsiona o amanhã”, ao lembrar a trajetória dos imigrantes holandeses que chegaram à região há mais de 70 anos. “Hoje vemos a excelência na produtividade e qualidade do leite, fruto da dedicação de todas as famílias cooperadas. Celebramos essa trajetória construída com coragem, cooperação e visão de futuro”, concluiu.

O diretor executivo da Castrolanda, Seung Lee, reforçou a importância de valorizar o passado para planejar o futuro da cadeia leiteira nacional. “Uma história de sucesso é sempre construída à base de suor e coragem. Por isso, é fundamental reverenciar nossas origens e hoje a Castrolanda abraça sua responsabilidade como referência na produção leiteira para disseminar conhecimento e inovação por meio do Parque Tecnológico, um projeto que vai transformar a realidade do campo e impulsionar ainda mais a competitividade do setor”, destacou.

Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, frisou o papel estratégico do cooperativismo. “Esse é um modelo que trouxe avanços sociais e econômicos. Reverenciar os pioneiros é fundamental para entendermos o quanto evoluímos. O tema desta edição nos convida a pensar que a história realmente impulsiona o amanhã e esse futuro está nas mãos dos jovens”, afirmou.

O prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, falou sobre o momento de transformação que a cidade vive. “Queremos tornar nossa região um polo de desenvolvimento, uma referência estadual, nacional e internacional. Já recebemos o título de Capital Nacional do Leite e agora caminhamos para conquistar a identidade do leite, fortalecendo ainda mais nossa posição.”

Representando o Governo do Estado, o vice-governador Darci Piana exaltou a força do trabalho e da cooperação que marcam a trajetória da Castrolanda. “Isso aqui é um exemplo do que sempre defendemos: quem trabalha, consegue. Vocês fizeram dessa história um orgulho do Paraná. A Castrolanda é resultado de 70 anos de dedicação e hoje temos o maior evento da cadeia leiteira da América Latina. O Paraná é a terra que mais produz leite no país e abriga sete das dez maiores cooperativas da América do Sul. Isso é exemplo de trabalho e visão”, concluiu.

Indicação Geográfica do Leite – A cerimônia de abertura também foi palco da assinatura do termo de intenções para a Indicação Geográfica (IG) do Leite de Castro, na modalidade de Indicação de Procedência. A formalização consolida o compromisso entre Sebrae/PR, Prefeitura de Castro, Castrolanda e Governo do Estado, visando a implementação, promoção, valorização, proteção e gestão estratégica da IG.

O trabalho técnico a partir de agora será focado na análise das condições locais para o reconhecimento oficial do selo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Essa parceria com a Prefeitura de Castro e com a Castrolanda vai nos permitir realizar o estudo necessário para que Castro seja reconhecida como uma região produtora de leite diferenciada. O Paraná já possui 21 Indicações Geográficas e está entre os líderes nacionais neste quesito. A IG agrega valor, melhora o acesso a mercados e gera mais benefícios para os produtores. E aqui, em Castro, não é preciso muito para comprovar essa diferenciação, ela já está visível na excelência da produção”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Homenagens da abertura – A cerimônia também foi marcada por dois momentos especiais, um deles foi o hasteamento das bandeiras do Brasil, Holanda, Canadá, Estados Unidos, Paraná, Castro e do Agroleite por pessoas que fazem parte da história da feira e marcaram essa trajetória com dedicação e trabalho.  O evento também marcou a inauguração dos novos monumentos no Marco da Imigração, escultura lançada pela Castrolanda na edição de 2024. Agora, o espaço passou a contar com a representação da esposa e dos filhos do imigrante, posicionados junto à vaca, reforçando o valor da família no contexto da imigração e o papel coletivo na construção da história da Castrolanda. O descerramento contou com a participação da pioneira da Castrolanda Antje Rabbers e de seu filho, Armando Rabbers, reconhecido produtor de leite e que demonstra a continuação do legado na pecuária leiteira.

O paisagismo do entorno também ganhou novo destaque com plantas em tons acinzentados, em alusão às bodas de prata do Agroleite, contrastando com os repolhos que simbolizam as hortas cultivadas pelas famílias de imigrantes holandeses. Encerrando a solenidade, autoridades e convidados realizaram um brinde simbólico em comemoração aos 25 anos do Agroleite, saudando o passado e celebrando as oportunidades que se abrem para o futuro da pecuária leiteira nacional.

Trilha do Leite ganha nova estrutura – Durante a cerimônia de abertura também foi inaugurada a nova estrutura da Trilha do Leite com a presença do vice-governador, Darci Piana, espaço educativo voltado especialmente para o público infantil, com foco em crianças de até 10 anos. A trilha apresenta, de forma lúdica e interativa, todas as etapas da produção do leite, desde a criação da bezerra e a alimentação das vacas até o processo de ordenha, o sistema do Pool Leite, o beneficiamento na indústria e, neste ano, também a dimensão econômica da cadeia.

A estrutura fixa foi construída especialmente para a edição de 2025, por meio de uma parceria com as empresas Menarim Agro e Hércules Estruturas. Em anos anteriores, a Trilha era realizada em formato itinerante dentro de estandes convencionais. A novidade deste ano transforma o espaço em uma verdadeira mini fazenda pedagógica.

Agroleite 2025 – O Agroleite 2025, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, será realizado entre os dias 05 a 08 de agosto em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição em que comemora 25 anos, o evento contará com mais de 350 expositores, um crescimento de mais de 10% em relação a edição de 2024. A Castrolanda, realizadora do evento, espera um público estimado de 160 mil visitantes durante os quatro dias de exposição. Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br, no aplicativo Meu Agroleite e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.

 

plugins premium WordPress