A missão do Agroleite é gerar conhecimento e negócios. Seguindo este propósito, a organização promove uma intensa programação de fóruns e painéis que abordam temas específicos da cadeia produtiva do leite e das outras cadeias de atuação da Cooperativa Castrolanda, como também sobre aspectos gerais do agronegócio com relação a questões de mercado, política e economia.
O presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, destaca que toda a programação é gratuita e está aberta para participação de todos, com exceção do evento Fé e Café que é beneficente e necessita da compra de ingresso. Bouwman ainda ressalta que os eventos são ótimas oportunidades para se atualizar sobre temas voltados ao dia a dia do produtor, seja em palestras de cunho mais técnicos, como as que abordam o agro de maneira mais geral.
“A nossa missão desde o princípio do evento é promover um espaço em que o produtor encontre informações de qualidade, seja nos stands, buscando soluções junto às empresas, ou nesses momentos de palestra, em que são apresentados a dados e estudos de profissionais e personalidades ligadas ao setor. E o Agroleite é cada dia mais reconhecido dentro do meio devido o foco técnico da exposição”, relata o presidente.
A agenda inicia antes mesmo da abertura oficial. O Painel promovido pela Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda será na terça-feira, dia 08 de agosto, às 13h30, no Pavilhão One, o novo ambiente para palestras do Agroleite. O palestrante é o Doutor Agro, Professor Doutor Marcos Fava Neves, sob o tema “Construindo o Agro do Futuro”.
A manhã do segundo dia, 09 de agosto, será inteiramente voltada para discutir várias frentes voltadas à cadeia do leite. O Fórum Conexão do Leite começa às 9h30 com palestra de Valter Bertini Galan sobre “Perspectivas do mercado de leite – Brasil e Mundo”. Na sequência inicia o painel “Conexão do Futuro: Nutrição, Saúde e Robotização, o que esperar do futuro”. Os presentes acompanharão as abordagens de Celso Mello, diretor da Nutron para América do Sul, falando sobre nutrição, Edison Acherman, Gerente América Latina da Lely, sobre Robotização, e Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Basil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, sobre saúde animal. Esse painel ainda conta com a participação do professor Rodrigo de Almeida, da Universidade Federal do Paraná, pesquisador da área de pecuária leiteira.
Ainda na tarde do dia 09, quarta-feira, acontece o Fórum da Suinocultura, com início previsto para as 14 horas. Serão dois palestrantes nesse momento. João Marcel Mulineth Fausto apresenta o tema “Pontos críticos sobre mercado mundial de suínos em 2023” e, Rosiel Moreira Cavalcante Filho falará sobre “Pontos críticos de controle na recria e terminação de suínos”.
Na quinta-feira, penúltimo dia de evento, a partir das 9h30, a patrocinadora diamante Calpar promove o “Painel do Agro: O Futuro do Agronegócio do Brasil”. Este evento contará com a participação de dois ex-ministros da Agricultura, Antônio Cabrera, ministro no primeiro governo da redemocratização, entre 1990 e 92, e Neri Geller, ministro que inaugurou a fábrica da Cargill em Castro. Também serão debatedores neste painel o presidente da Cargill Brasil, Paulo Sousa, e o deputado federal pelo Paraná Pedro Lupion, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Para fechar com chave de ouro, a manhã da sexta-feira conta o evento Fé e Café, às 7h45, atividade beneficente promovida pela Igreja Evangélica Reformada de Castrolanda. Logo em seguida, às 10 horas, inicia o Fórum da Agricultura, com as palestras de André Pessôa, sobre “Cenários para o mercado agrícola – Safra 2023/2024”, e Caio Copolla, que abordará o “Brasil e o Agro em 2023 – Realidade, narrativas e perspectivas”. No período da tarde, a última atividade no Pavilhão One durante o Agroleite 2023 será o Painel da Ovinocultura, com Tarcísio Bartmeyer apresentando uma abordagem sobre o “Cordeiro Castrolanda – Ontem, hoje e amanhã”, e Maria Christine Rizzon Cintra, com o tema “Biossegurança na propriedade e seus reflexos na produtividade”.
O evento – O Agroleite 2023 será realizado de 08 a 11 de agosto, em Castro (PR), a Capital Nacional do Leite. O expediente dos expositores será das 08h às 19h e os portões fecharão diariamente às 19h. A entrada é gratuita. Toda a programação está disponível no site www.agroleitecastrolanda.com.br. Conforme definido pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Castro, nos dias de evento a entrada de visitantes se dará apenas pela PR-340 e saída pela Avenida Marly Rolim (estrada do colégio agrícola).
Parceria e patrocinadores Diamante – O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro. Na cota diamante o Agroleite 2023 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Grupo Calpar, Cogent Brasil, Confort Sol, Coonagro, Inpasa, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork, Sicredi, Tetra Pak, Trouw Nutrition e Vence Tudo.