Agricultura de Baixo Carbono terá congresso no Show Rural de Inverno

Compartilhe:

plantiodiretobaixocarbono

Trezentas pessoas de 12 estados brasileiros são aguardadas para o 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que acontecerá em Cascavel, de 27 a 29 de agosto, durante a quinta edição do Show Rural Coopavel de Inverno. Engenheiros agrônomos, produtores rurais e estudantes poderão ouvir o que há de mais atual sobre um tema que desperta atenções em todo o planeta.

A organização é da Associação Regional de Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), Governo do Paraná e parceiros. “Com todo o conteúdo que será apresentado, esperamos mostrar aos produtores rurais que eles podem diminuir a emissão de carbono e, com isso, captar recursos na iniciativa privada. Teremos assuntos também que, além da questão ambiental, indicarão caminhos ao aumento da produtividade”, afirma o coordenador do Congresso, o agrônomo Marcos Roberto Marcon.

A recepção e credenciamento aos congressistas terão início às 17h da terça-feira, 27. A abertura oficial, com pronunciamento de autoridades, está agendada para as 19h, seguida de coquetel. Os trabalhos vão ser desenvolvidos no centro de eventos que, durante o Show Rural Coopavel (verão) recepciona o Show Rural Digital, nas proximidades da entrada principal do parque.

As primeiras palestras acontecerão na manhã da quarta-feira, a partir das 8h30. Entre os temas abordados estarão: “Perspectiva de usos da tecnologia ABC+ no Brasil”, com o veterinário do Mapa Rodrigo Dantas; “Pastagens sustentáveis: estratégias para recuperação e renovação na agricultura de baixa emissão de carbono”, com o PhD Sebastião Lustosa, da Unicentro; “Programa Soja Baixo Carbono: valorização das práticas agrícolas sustentáveis”, com a PhD Roberta Carvanelli, da Embrapa.

Na tarde da quarta, os assuntos serão os seguintes: “Desafios e oportunidades em emissões de certificado de carbono”, com a gerente de Desenvolvimento de Negócios de Carbono da Basf Camila Leonelli; “Monetização e sustentabilidade na agricultura tropical: construindo oportunidades de carbono” (Bayer); “Mercado de carbono: relevância e perspectivas para a agricultura brasileira”, com o líder do Programa de Carbono da UPL Rogério Melo; “Expandindo o potencial da agricultura de baixo carbono com créditos de carbono”, com Rafael Veiga (Tourba). Depois de debate, os inscritos visitarão o parque do Show Rural de Inverno, preparado para apresentar as melhores soluções às culturas indicadas aos meses frios, e conhecerão a Vitrine Tecnológica.

Os principais temas da quinta-feira pela manhã serão: “Inovações em bioinsumos: o papel na agricultura sustentável e na redução de emissões de carbono”, com o PhD Marco Antônio Nogueira, da Embrapa; “Como a agricultura de precisão impacta no uso eficiente de insumos”, com o PhD José Paulo Molina, da Esalq; Case com o agrônomo Jorge Vecchi, da Cocamar; palestra sobre “Água na agricultura: desafios e oportunidades para a sustentabilidade e redução de emissão de carbono”, com o agrônomo Henrique Doetzer, da Seab.

E na quinta à tarde, os presentes ouvirão sobre: “Sistema plantio direto – estamos utilizando os princípios básicos?”, com o PhD João Carlos Sá; “Adubação de sistemas: nutrindo o solo, reduzindo emissões”, com a PhD Tangriani Assmann (UTFPR); “Crédito de carbono como mecanismo de sustentabilidade em propriedades rurais”, com Marcos Ferronato, e, por fim, “Manejo de resíduos agropecuários visando a geração de energia”, com o engenheiro ambiental Felipe Marques (CIBiogás).

Inscrições gratuitas

A primeira edição do Congresso foi em 2012, quando houve o lançamento da Agricultura de Baixo Carbono. As inscrições para o segundo evento, de 27 a 29 de agosto, são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.agroinformativo.com.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.