10 de outubro de 2024

Agroallianz tem resultado três vezes maior que o esperado

Empresa do Grupo DVA atinge resultado três vezes maior que o previsto, entrega novos produtos e apresenta soluções confiáveis para o produtor brasileiro.

 

 A Agroallianz, marca lançada em 2023 pelo Grupo alemão DVA, tem seguido sua estratégia à risca para se consolidar como um dos principais players no setor de agroquímicos no Brasil. Em seu primeiro ano de operação, alcançou resultados expressivos e um modelo de negócio exclusivo de relacionamento e vendas. Mesmo em um período marcado por desafios financeiros, como processos de Recuperação Judicial (RJ) de canais de distribuição e atrasos na entrega de produtos por parte de fornecedores, além das adversidades climáticas, a marca se destacou nas entregas “on time” num custo competitivo, alcançando assim um faturamento superior ao estimado.

A empresa já chegou ao mercado com amplo portfólio, sendo 22 produtos entre fungicidas, inseticidas, herbicidas e soluções especiais para diferentes culturas. “Expandimos esse número ao longo desse primeiro ano com o desenvolvimento de mais seis produtos em colaboração direta com os produtores. Agora são 28. O foco tem sido resolver dores específicas e garantir maior rentabilidade no campo”, relata João Aleixo, CEO Global da DVA Agro e presidente do Conselho da AgroAllianz.

O resultado será um crescimento acima do esperado. “Estamos num processo de construção sólida, com metas realistas e um foco claro na sustentabilidade do negócio a longo prazo. O sucesso do modelo de operação já é evidente, com um resultado quase três vezes maior do que prevíamos. Além disso, conseguimos gerar novas soluções, entregando valor real”, afirma o executivo.

O principal diferencial estabelecido pela companhia é o acesso ao mercado, mais próximo do produtor rural. Uma das primeiras novidades foi a joint venture formada com a Coopercitrus. A aliança permite que os mais de 42 mil cooperados sejam além de clientes, façam parte da indústria.  Dessa maneira, ao contrário de muitas que dependem exclusivamente da cadeia de distribuição, a AgroAllianz adotou uma abordagem híbrida, permitindo maior agilidade na entrega de seus produtos e um atendimento mais próximo. “Essa estratégia permitiu nos destacarmos mesmo um ano de instabilidade no setor, enquanto outras marcas enfrentam dificuldades para cumprir seus compromissos”, reforçou Aleixo.

Investimento para crescer – Um dos pilares da Agroallianz é a aposta em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Desde 2017, uma equipe vem trabalhando em registros e pesquisa de proteção de culturas, o que resultou em um portfólio competitivo. Além das soluções de defensivos agrícolas, a empresa investe em tecnologias de bioestimulantes, adjuvantes e produtos biológicos, com foco na sustentabilidade e na exploração do potencial genético das plantas. “A sustentabilidade está no centro da operação. Não se trata apenas de desenvolver produtos inovadores, mas de criar soluções que sejam economicamente viáveis e ecologicamente responsáveis. O objetivo é ajudar o setor a aumentar a produtividade de forma sustentável”, pontua o CEO.

A expectativa para os próximos anos é continuar com o crescimento sustentável entregando valor para o produtor rural. Falando em portfólio, a companhia prevê chegar a 44 produtos até 2028 e estima um faturamento anual de US$ 100 milhões no Brasil até 2026, consolidando-se como um dos principais players no mercado de agroquímicos. O grupo também está focado em expandir a atuação em culturas-chave, como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, buscando cobrir a maior parte das necessidades dos produtores nessas áreas.

O executivo reforça os planos para as próximas safras. “O compromisso com a pesquisa e desenvolvimento não é apenas uma promessa de inovação, mas uma estratégia que visa manter a empresa na vanguarda do mercado. Lembrando que o Grupo DVA é reconhecido internacionalmente com mais de 1.200 registros de proteção de culturas globalmente, reinveste cerca de 4% de seu faturamento em P&D”, diz.

Neste primeiro ano de operações no Brasil, a Agroallianz demonstra que seu modelo de negócios é uma resposta eficiente aos desafios do mercado agroquímico nacional. “Estamos apenas começando, mas já mostramos que é possível crescer de maneira sustentável, oferecendo ao produtor rural não apenas soluções de qualidade, mas também confiabilidade e inovação”, conclui Aleixo.

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